Logo Jornal Interação

A Reunião Ordinária realizada na tarde desta terça-feira (19) aprovou projetos importantes, entre eles a instituição de curso obrigatório de primeiros socorros para servidores de unidades de ensino municipais e o Plano Municipal de Gestão de Resíduos de Construção Civil.
De autoria do Poder Executivo, o plano prevê que os resíduos da construção civil gerados no Município de Araxá devem obrigatoriamente serem destinados à áreas devidamente autorizadas e licenciadas, visando à triagem, reutilização, reciclagem, preservação ou destinação mais adequada, conforme determina a legislação federal e estadual específica.
A íntegra das matérias pode ser acessada no portal sapl.araxa.mg.leg.br.
Projetos aprovados:
Projeto de Lei nº 14/2022: Institui o Plano Municipal de Gestão de Resíduos de Construção Civil no Município de Araxá e dá outras providencias (com emendas). Autor: Executivo;
Projeto de Lei nº 88/2022: “Institui curso obrigatório de primeiros socorros aos servidores das unidades de ensino público municipal”. Autor: vereador Dirley da Escolinha;
Projeto de Lei nº: 89/2022: “Dispõe sobre denominação de Via Pública, a Rua Jeová Borges da Cruz, a atual Rua Sete do Loteamento Residencial Flor de Lótus”. Autor: vereador Dirley da Escolinha;
Projeto de Lei nº 90/2022: “Dispõe sobre denominação de Via Pública, a Rua Elves Vítor de Souza, a atual Rua JE 22 do Loteamento Jardim Esplêndido”. Autor: vereador Luiz Carlos;
Projeto de Lei nº 92/2022: Altera a Lei Municipal nº 7.770, de 06 de março de 2022, a qual autoriza o Município de Araxá a celebrar Termo de Fomento junto a ANDAIÁ, Associação de Desenvolvimento e Intercâmbio Cultural Indígena da Região de Araxá”. Autor: Executivo.

VALTINHO DA FARMÁCIA (PP)
Primeiro orador da tarde, o vereador Valtinho da Farmácia fez observações sobre a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e solicitou à Secretaria de Saúde, a disponibilização de mais macas para a unidade. Segundo ele, o pedido se faz necessário para melhorar o atendimento prestado, especialmente aos pacientes que chegam e têm dificuldades de locomoção.
À Secretaria de Serviços Urbanos, o vereador solicitou a limpeza da rua Santa Juliana, no bairro Santa Luzia, além da limpeza e capina do terreno institucional localizado à rua Dr. Bernardo Ladeira, no bairro Max Neumann.

PASTOR MOACIR (Republicanos)
A principal cobrança do vereador Pastor Moaciar ao usar a Tribuna foi em relação ao crescente número de casos confirmados de dengue em Araxá. Preocupado com a situação, ele solicitou aos órgãos e Secretarias municipais competentes, uma força tarefa para combater os focos do mosquito aedes aegypti, que transmite também as doenças: zika vírus, febre amarela e chikungunya.
Moacir também solicitou a recuperação asfáltica da rua Lygia Valle Cardoso no bairro Boa Vista; Orcalino José Carneiro, Baltazar Gonçalves de Matos e Rufino Moura Borges, no bairro Pão de Açúcar I; além de reforma da Praça José Porfírio dos Santos, também no bairro Pão de Açúcar I.

Leni Nobre (PT)
A vereadora Leni fez diversas solicitações ao Executivo ao utilizar a Tribuna. Solicitou à Secretaria de Ação e Promoção Social algumas informações referentes ao aluguel social, quantidade de beneficiários, valor do benefício, entre outros. Leni solicitou à Secretaria de Educação, informações referentes ao funcionamento da Biblioteca Pública Móvel, quantidade de atendimentos mensais e orientações à população que deseja ter acesso aos serviços prestados pela unidade itinerante.
A vereadora solicitou também reparos nas vias: que seja realizada uma reforma no Centro de Convivência do bairro Santo Antônio, além do estudo da possibilidade de construção de rotatória ou qualquer outra medida que possa melhor o trânsito em frente ao Núcleo citado. Indicou também a disponibilização de pontos para a coleta de lixo eletrônico e tecnológico.
Leni apresentou Moção de Congratulação e Reconhecimento à nova diretoria do Cefet-Araxá, através dos professores Natal Júnio Pires (diretor) e Glaydson Keller de Almeida Ferreira (diretor adjunto).

MARISTELA DUTRA (PATRIOTA)
A vereadora Maristela apresentou um projeto de lei para que seja instalado equipamento eliminador de ar na tubulação do sistema de abastecimento de água nas residências de Araxá. De acordo com a vereadora, o sistema impede que seja calculado ar na conta mensal de água, gerando economia para os usuários do serviço que hoje é fornecido pela Copasa.
Maristela também solicitou à Secretaria de Segurança que seja realizada vistoria nos ônibus do transporte coletivo urbano, especialmente no que diz respeito às rampas de elevação para embarque e desembarque de pessoas com deficiência; propôs a implantação de uma “Praça Gourmet” para fomentar o setor alimentício de Araxá; solicitou uma força-tarefa para combater o aumento nos casos de dengue em Araxá.
A vereadora também apresentou dois requerimentos à Mesa Diretora, solicitando a presença da presidente da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB) Cynthia Verçosa, para esclarecimentos sobre o concurso público anunciado para provimento de cargos na autarquia. Outro requerimento apresentado pela vereadora solicita o debate sobre a construção do Hospital Municipal e implantação da UTI Neonatal.

ALEXANDRE IRMÃOS PAULA (PL)
O vereador Alexandre usou seu tempo regimental para solicitar melhorias nas vias da cidade, em atendimento às demandas apresentadas pela comunidade. Entre elas a limpeza da Rua Gaudêncio Ignácio de Almeida (no sentido Aeroporto Romeu Zema – Clube Girassol); melhorias no acesso da Avenida Dâmaso Drummond à Alameda Helena Pereira de Moraes; construção de passeio no canteiro central da Avenida João Paulo II; e limpeza e capina na Avenida Tancredo Neves, no sentido ao bairro Parque das Flores.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *