Logo Jornal Interação

De longe ninguém dá nada por Maranguape. Fica há 30 kms de Fortaleza, encrustada em meio as serras e por não ter prédios na área central parece ser menor do que realmente é. Tem cerca de 130 mil habitantes, população superior à de Araxá. Sua economia era movimentada basicamente pelo agronegócio, agora vive da indústria, serviços e o turismo. Os atrativos turísticos são as cachoeiras e as personalidades que lá nasceram.

A mais conhecida de todas é Chico Anysio, humorista que deu vida a centenas de personagens no rádio e na tv. Chico viveu lá até os 8 anos quando se mudou para o Rio. Voltou na década de 80 para uma reportagem no Fantástico. O repórter era o então iniciante Pedro Bial, que acompanhou o humorista por vários lugares da cidade.

A casa em que ele morou foi tombada pelo patrimônio histórico municipal e virou Museu. Guarda objetos do artista e fotos dos personagens que ele criou. Em Maranguape, outra característica é a quantidade casarões antigos, quase todos restaurados. Chama atenção ainda as praças, são 3 no centro e todas bem perto uma da outra. Grandes e bem conservadas. Em uma delas está a estátua de Chico Anysio sentado num banco. Como se estivesse convidando quem passa para um dedo de prosa.

Maranguape, não deu só Chico Anysio. Lá também nasceu o famoso historiador Capistrano de Abreu, que mereceu estatua no centro da cidade. Capistrano dedicou-se ao estudo da história colonial brasileira. E a última cidadã que ganhou fama foi Teresa Santos, de 23 anos que se consagrou Miss Ceará e depois Miss Brasil 2021.

Como diz o poeta, no meio do caminho tinha pedra, mas também tinha flor. Talentos que brotaram em meio a rigidez das serras e do sertão Cearense.

Para mim passar um dia em Maranguape serviu para matar a curiosidade sobre essa cidade tão exaltada por Aldemar Vigario, na antiga Escolinha do Professor Raimundo. Conhecer sua gente, seus costumes e sua cultura com certeza fez toda diferença para mim.

Luiz Humberto França

Jornalista e Escritor

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *