Logo Jornal Interação

A Prefeitura Municipal de Tapira, através das Secretarias de Educação e Cultura e Secretaria de Agricultura, realizou no final de outubro, o primeiro Encontro de Carreiros oficial, cumprindo uma das ações da 8ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural. Este evento teve como objetivo valorizar e preservar a cultura popular e o patrimônio cultural que permeiam a nossa história e expõe a importância do carro de boi como manifestação cultural para o município de Tapira – MG.

O carro de boi tem papel importante no nosso município. Era utilizado por nossos antepassados como meio de transporte de produtos agrícolas, de animais de pequeno porte e de pessoas. Nos dias atuais, com a modernização, o carro de boi tem a sua funcionalidade um pouco reduzida na zona rural, porém, é destaque na cultura do nosso município, sendo exposto como ornamento em propriedades rurais e eventos culturais locais e regionais.

Segundo a secretária municipal de Educação e Cultura, Josenice Terezinha de Paiva Marques, o município conta com grande acervo de carros de bois os quais já foram inventariados com registro no IEPHA-MG (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico) e a realização do encontro dos carreiros este ano sinaliza oficialmente o ingresso da manifestação no calendário cultural do município. O evento foi marcado pela recepção aos carreiros, apoio durante todo o trajeto percorrido, houve a bênção religiosa no local de chegada, além da comida típica preparada conforme a tradição do município, servida aos carreiros e convidados, o momento foi animado com muita música e arrasta pé.

Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Ricardo de Souza, destaca a emoção vivida pelos carreiros e demais envolvidos durante todo o evento, enfatizando que a prática de carrear está no sangue dos tapirenses, que mesmo após gerações ainda perpetuam a arte deixada pelos seus antepassados.

 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *