Logo Jornal Interação

O Mountain Bike que começa hoje e se estende até no domingo em Araxá, tem entre seus participantes nada menos que Renato Rezende um “astro” da modalidade  de BMX, cuja trajetória de 23 anos de competições acumula 13 títulos de campeão brasileiro e 1 titulo de campeão mundial conquistado em 2010 na África do Sul, 4 participação em Olimpíadas, Londres, Rio, Toronto, e Tóquio. Nesta entrevista exclusiva concedida à reportagem do Jornal Interação, Renato Rezende nos fala sobre sua carreira e os motivos que o levaram a fazer esta migração para o mountain bike: “a soma de vários motivos me levaram a esta decisão, mas na verdade eu diria que a principal delas foi o nascimento de meu filho há 8 meses e a vontade de estar mais perto dele e da família. A dificuldade de conciliar as coisas se da pelo fato de que no BMX, devido à falta de pistas adequadas para treinamento ficava  obrigado a viajar constantemente para fora do país.  Já no mountain bike  na parte de treinamento me sinto bastante a vontade para treinar e por morar em Poços de Caldas cidade de muitas montanhas a facilidade para treinos é ainda maior”. Rezende veio para competir em Araxá  na categoria super Elite como preparação para transição na nova modalidade, apesar da grande performance e experiência no BMX ele afirma que as características são muito diferentes exigindo um longo tempo de adaptação acreditando que provavelmente nem chegue até o final nesta prova de Araxá, mas é o melhor caminho para se familiarizar com a nova categoria andando com o melhores atletas do país.  Começou seus treinos para o mountain bike já a 5 meses mas a adaptação é longa, basta pensarmos que uma prova completa de BMX tem um percurso de 40 segundos de explosão com intensidade extrema, enquanto que a de mountain bike dura em torno de  uma hora e meia exigindo uma resistência longa.

Perguntado sobre a possibilidade de conciliar as duas categorias ele descarta totalmente, afirmando que daqui para frente seu foco será o mountain bike. E a impossibilidade de conciliação fica evidente, quando nos explica que para se adequar as necessidades da nova opção precisou perder 11 kg, peso esse que por si só já o distancia do BMX.

Essa entrevista foi concedida imediatamente após sua chegada em Araxá na quarta feira pouco antes de ir para pista fazer reconhecimento do circuito, estaremos acompanhando o atleta neste grande momento onde contaremos em outra matéria  as emoções deste grande evento. De antemão Renato Rezende nos garantiu que apesar das dificuldades que irá enfrentar neste recomeço, o motivo maior que o levou a isso certamente, compensa todo o sacrifício, já que a experiência de ser pai foi uma vitória maior acima de todas as outras alcançadas.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *