Logo Jornal Interação

Semana tem como objetivo lembrar-se do Dia do Idoso, comemorado no último dia 1° de outubro.

A Semana do Idoso está sendo realizada em Araxá durante os dias 15 e 19 deste mês com uma série de atividades relacionadas ao tema “Rompendo o Silêncio”, que contribuem para uma valorização da população idosa na sociedade. Segundo dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano, Araxá tem cerca de 8.000 idosos, portanto, a realização da semana é importante para mostrar que esse público contribui para o crescimento de qualquer cidade e é também uma forma de se fazer lembrar no dia deles, que foi em 1° de outubro.

Parceiros como Sest/Senat, Sesc e Prefeitura Municipal de Araxá estão apoiando a realização da semana, que foi aberta na tarde da última segunda-feira, 15, no salão Dona Beja, do Sesc com um público de mais de 300 pessoas. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Humano, Ronaldo Fonseca, o evento promove uma reflexão sobre o papel do idoso na sociedade. “Os idosos são uma parcela significativa da população e nós temos muito a aprender com eles. Eles têm toda uma vivência, um saber acumulado por anos, e temos que saber aproveitar isso e transmitir aos nossos jovens”, disse o secretário.

Segundo ele, o tema da semana proposto vai deixar os idosos muito mais dispostos e valorizados como seres humanos. “Eles levam o conhecimento de vida para todos nós, então isso é um exemplo a toda a sociedade. Esse tema ‘Rompendo o Silêncio’ foi escolhido no sentido de despertar a consciência da comunidade com relação a essa parcela tão importante da nossa população. Esse evento é muito importante no sentido de conscientização”, complementou.

O gerente do trabalho social do Sesc/MG, Anderson Marcio Teixeira, ressaltou a importância do evento para a cidade. “O Sesc foi pioneiro na ação com idosos no nosso Estado. Ele não poderia deixar de estar presente em Araxá, que é uma comunidade que vem tratando o idoso com muito carinho e dignidade, e nós fazemos questão de estar presentes nisso. O trabalho de Araxá sempre foi muito bem feito dentro do Sesc MG”, comentou.

Segundo o aposentado Ruy Melzeck, a Semana do Idoso se faz necessária na sociedade. “Essa terceira idade é uma fase de meditação em que a parte biológica e orgânica já estão comprometidas. Então ele tem que usar toda a parte mental para que ele continue sendo parte integrante da sociedade”, argumentou.

Para Maria José das Graças, aposentada, a realização da Semana do Idoso significa mais alegria, entretenimento e lazer a todos. “Vou a todas as atividades da Semana do Idoso. Para me manter no pique aos 65 anos, sempre estou em movimento e fazendo atividades físicas. O idoso não pode parar no tempo, não é mesmo?”, destacou.

A programação da Semana do Idoso vai até hoje, 19. Confira a programação que encerra essa grande iniciativa em prol dos idosos nesta sexta-feira.

8h às 12h – Capacitação de profissionais que trabalham com idosos no município. Local: Sest/Senat – Palestra “Rompendo o Silêncio”

14h – Bingo no Sesc

20h – Tradicional Baile para os idosos na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Araxá.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *