Logo Jornal Interação

 O Rally Dakar começou neste domingo na Argentina com mudanças em seu percurso. No ano passado, a largada e a chegada da prova foram em Buenos Aires. Na edição 2012, a capital argentina foi substituída pela cidade turística de Mar del Plata. A chegada será em Lima, no Peru, marcando a primeira participação do país no roteiro da corrida off-road mais perigosa e desafiante do mundo.
Entre os brasileiros, a principal esperança está na dupla Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, da Equipe Mitsubishi Brasil No ano passado, chegou em nono lugar na classificação geral dos carros. A meta em 2012 é progredir. “Como já participamos de quatro edições e estivemos no top 10 nas duas últimas, queremos um fim melhor”, diz Guilherme.
O piloto afirma que a mudança da largada para Mar del Plata não lhe trouxe transtornos, mas a mudança da chegada resultou em mudanças importantes. “A logística é mais complexa. Não dá mais para deixar equipamentos em um local e retornar para buscá-los”, explica. O trecho peruano, segundo ele, terá desafios em terrenos áridos. “A característica do rali tem sido sempre mais focada em criar novas etapas de deserto”, ressalta.
Para André Azevedo, da equipe Petrobrás Lubrax, a edição de 2012 do Dakar será um marco importante na carreira. Pilotando um caminhão, o brasileiro vai comemorar bodas de prata na competição. São 25 anos de desafios e também algumas passagens engraçadas, como a deste ano, quando, durante o transporte do veículo, foi parado pela polícia rodoviária argentina para um teste de bafômetro. “É engraçado passar por essa situação. Ainda mais comigo, pois em 2011 ministrei diversas palestras sobre direção segura em escolas públicas de São José dos Campos (SP) ”
A prova também terá brasileiros estreantes, como o piloto Felipe Zanol, da equipe Red Bull. A primeira experiência foi de tensão pois sua moto demorou a ser liberada pela alfândega argentina. “O tamanho do evento impressiona e a área de box é realmente gigante”, afirma.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *