Logo Jornal Interação

Para a revitalização e retomada das atividades do Hotel Colombo, que teve a paralisação em 2012, não há ainda nenhum projeto efetivo. Ano passado surgiu o interesse da Rede Samba Hotéis em assumir a administração do hotel, mas com a antiga administração municipal o projeto não evoluiu. Segundo o diretor de operação da Rede Samba Hotéis, Leandro Oliveira, ainda há o interesse na parceria com a Prefeitura de Araxá, e que já houve contato com a nova gestão.

“Conheci o Hotel Colombo e entendi o escopo do projeto. É um hotel antigo e precisa realmente de uma reforma para retomar sua operação. Na ocasião conversei com o ex-prefeito e algumas pessoas. Temos condições de fazer com que o retorno da operação do Colombo seja efetivada”, afirma Oliveira.

De acordo com Leandro Oliveira,  já houve uma reunião online recentemente com a nova administração municipal, com o prefeito Robson Magela e com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Araxá, Juliano César.

“Estamos aguardando a sinalização do secretário já com equipes disponíveis para a prefeitura, e para empreendedores que encamparem o projeto. Ouanto antes seria o mais indicado porque o prédio parado está se deteriorando”, explica o diretor da Rede Samba Hotéis.

Em entrevista ao Portal Imbiara, o secretário Juliano César informou sobre as tratativas com a Rede e sobre a carta de intenção encaminhada pela Rede. Segundo Juliano César, existe uma previsão alta de despesas e que o município não pode assumir sem a parceria de investimento proposta pela empresa interessada.

“O processo é demorado, e devido ao valor de reforma ser alto nós estamos muito preocupados. A previsão é de quem em 90 dias já tenhamos um parecer sobre isso. É a tão famosa parceria público privada que tem que funcionar, sem essa parceria não conseguimos angariar fundos”, afirma o secretário.

 

O prédio do Hotel Colombo foi construído em 1929,e por ele já passaram inúmeros turistas  ilustres, inclusive o ex-presidente Getúlio Vargas. Foram 80 anos de história antes da desapropriação. A estrutura contava com 53 leitos, tinha capacidade para 180 pessoas e foi um dos primeiros a ser construído na cidade.

O Hotel Colombo foi adquiro pelo então prefeito Jeová Moreira da Costa. A desapropriação movimentou R$ 3 milhões. Na época, em 2011, a intenção do ex-prefeito era trazer cursos superiores de graduação para serem executados na infraestrutura do histórico prédio, iniciando pelo setor de turismo e hotelaria. Projeto que não teve inicio.

Com o imóvel já em posse da Prefeitura de Araxá, entre 2012 e 2013, passou a abrigar as Secretarias Municipais e o gabinete do então prefeito (sendo chamado de Instituto Colombo). O prédio foi desativado, sendo utilizado ainda como arquivo de documentos. No dia 6 de novembro de 2015, um incêndio foi registrado nas dependências do hotel. Os bombeiros identificaram que cerca de cinco toneladas de documentos foram danificadas pelas chamas, livros de registros, pastas de arquivos, fichários, protocolos de processos e outros documentos amontoados.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *