Preços ao consumidor dos EUA têm queda inesperada em março
A projeção da pesquisa Reuters era de que o índice de preços ao consumidor tivesse subido 0,1% no mês passado The post Preços ao consumidor dos EUA têm queda inesperada em março appeared first on InfoMoney.


WASHINGTON (Reuters) – Os preços ao consumidor dos Estados Unidos registraram queda inesperada em março, mas os riscos de inflação estão inclinados para cima depois que o presidente Donald Trump dobrou as tarifas sobre produtos chineses importados, mesmo reduzindo as taxas dee outros países.
O índice de preços ao consumidor caiu 0,1% no mês passado, depois de ter subido 0,2% em fevereiro, informou o Departamento do Trabalho nesta quinta-feira.
O declínio provavelmente refletiu os custos mais baixos de energia e o esgotamento dos efeitos dos aumentos de preços do início do ano.
Nos 12 meses até março, o índice avançou 2,4%, de 2,8% em fevereiro. Economistas consultados pela Reuters previam altas mensal de 0,1% e anual de 2,6%.
Excluindo os componentes voláteis de alimentos e energia, os preços ao consumidor aumentaram 0,1% em março, de 0,2% em fevereiro. O chamado núcleo da inflação subiu 2,8% em março na base anual, de uma taxa de 3,1% em fevereiro.
Oportunidade na renda fixa internacional: acesse gratuitamente a seleção mensal da XP para investir em moeda forte
Os dados de março provavelmente capturaram apenas uma fração da primeira onda de tarifas de importação de Trump, incluindo uma tarifa de 20% sobre os produtos chineses e taxas sobre o aço e o alumínio.
Na quarta-feira, Trump disse que havia pausado as tarifas direcionadas aos parceiros comerciais por 90 dias, menos de 24 horas depois que as novas taxas entraram em vigor e mergulharam os mercados financeiros em uma turbulência.
Mas Trump aumentou as tarifas sobre as mercadorias chinesas de 104% para 125%, depois que Pequim respondeu com uma tarifa de 84% sobre os produtos norte-americanos.

Pesquisa mostra queda na aprovação de Trump e rejeição a tarifas entre americanos
Desempenho econômico preocupa eleitores e apoio a eventual terceiro mandato é baixo, segundo levantamento da YouGov para The Economist

Trump assina ordens contra dois ex-funcionários que o criticaram
Uma das diretrizes de Trump citou Christopher Krebs, seu ex-chefe de segurança cibernética, e disse que qualquer autorização de segurança que ele tiver será revogada
Uma tarifa geral de 10% sobre quase todas as importações dos EUA continua em vigor. As tarifas de Trump, que ele vê como uma ferramenta para aumentar a receita para compensar seus cortes de impostos prometidos e para reavivar uma base industrial dos EUA em declínio há muito tempo, aumentaram as chances de uma recessão nos próximos 12 meses.
The post Preços ao consumidor dos EUA têm queda inesperada em março appeared first on InfoMoney.
Qual é a sua reação?






