Logo Jornal Interação

Quem passou nos últimos dias pela região central de Araxá já pôde notar tapumes e vários trabalhadores nos arredores da Igreja Matriz de São Domingos. É o início de um grande trabalho de restauração do prédio que será realizado pela Fundação Cultural Acia (Facia), por meio da Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio máster da CBMM.

As obras tiveram início na última semana e terão quatro etapas. “Na primeira, o foco é o telhado. É a etapa mais importante. Depois vamos trabalhar no interior da torre do sino, seguindo, assim, para a parte elétrica, esquadrias, piso e, por último, faremos a pintura interna e externa”, explica Daiana Aquino Moura, engenheira responsável pela obra.

A expectativa é de que a obra dure oito meses. “Nossa comunidade está muito feliz com o início da reforma que se fazia urgente. Acompanhamos passo a passo a elaboração dos projetos e tenho certeza que a Igreja Matriz de São Domingos volta muito em breve como um marco arquitetônico e de fé para nossa cidade”, ressalta Padre Jonathan Costa, pároco da Paróquia de São Domingos.

O valor total aprovado para a obra passa de R$2,3 milhões. Deste, R$1,6 milhão já foi captado. “Toda comunidade araxaense, indistintamente, será beneficiada pela preservação da Igreja Matriz de São Domingos, este grande patrimônio histórico, cultural e religioso de nossa cidade”, ressalta Elisa Baião Macêdo, presidente da Fundação Cultural Acia (Facia).

Evolução dos problemas

As últimas obras de restauração na Igreja, símbolo da cidade, ocorreram há 10 anos. De lá para cá, a comunidade e os turistas que frequentam o local perceberam o avanço de graves problemas na estrutura. “Temos hoje grandes infiltrações e rachaduras. Os ladrilhos estão soltando nos pisos e também há uma situação séria em relação à parte elétrica”, explica o Padre Jonathan.

A situação se agravou nos últimos anos. “Vimos aos poucos a Igreja perdendo um pouco de sua beleza e ficamos também inseguros de frequentar com a situação se agravando”, diz a aposentada Maria de Lourdes Silveira.

Histórico
Do planejamento à construção e término, as obras da Igreja Matriz de São Domingos duraram mais de 40 anos. Entre 1911 e 1948 a comunidade religiosa de Araxá acompanhou de perto a evolução dos trabalhos, bem como algumas paralisações.

Segundo registros da Fundação Cultural Calmon Barreto, em 24 de agosto de 1948, o vigário Pe. Philippini anotou nos arquivos o seguinte: “Terminam-se por completo todos os trabalhos de consolidação, revestimento interno e externo, forro e piso da Matriz, a escadaria, as dependências, a sacristia, a torre, a grade em redor da igreja, e jardim; numa palavra, está prompta, acabada a obra que me propuz a fazer. Deo gratias…”

O estilo arquitetônico da Igreja Matriz de São Domingos reúne características romanas com elementos góticos. Destaque para a beleza das pinturas murais, vitrais e elementos decorativos.

A reforma que garantirá a preservação deste patrimônio é promovida pela Fundação Cultural Acia (Facia) e tem o patrocínio máster da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), através da Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo.

Missas
Durante o período da restauração, as missas realizadas na Matriz foram transferidas para o Colégio Dom Bosco (Av. Imbiara, 130).

Houve alterações nos horários:
– Segunda a sábado – 19h
– Domingo – 7h, 9h, 17h30 e 19h30

A secretaria da Paróquia continua funcionando no mesmo local.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *