Logo Jornal Interação

Durante todo o mês de outubro,será realizado no País inteiro o projetoOutubro Rosa, que busca conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do acesso ao tratamento em todo o mundo. A iniciativa surgiu na Califórnia (EUA), em 1997, e ganhou notoriedade ao iluminar com holofotes cor-de-rosa monumentos como a Torre de Pisa, na Itália, o Museu Amazonas, em Manaus,e o CristoRedentor, no Rio de Janeiro.

   O nome Outubro Rosa remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, de empresas e de instituições públicas. Em 2008, o projeto chegou ao Brasil por iniciativa da Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama).

No Brasil, o câncer de mama é a segunda causa de morte entre mulheres. Somente no ano de 2011, a doença fez 13.225 vítimas no Brasil. O rosa simboliza alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 50 anos, a mamografia, diminuindo os riscos que aparecem nesta faixa etária. Para que mais mulheres possam fazer o exame, o Ministério da Saúde investiu, em 2012, R$ 92,3 milhões – um aumento de 17% em relação a 2011.

Segundo especialistas, as chances de cura aumentam em até 90% quando o diagnóstico é precoce. Mas isso depende da iniciativa de cada mulher procurar um médico para fazer os exames preventivos. O Ministério da Saúde orienta que todas as mulheres acima dos 40 anos precisam passar pela mamografia pelo menos uma vez ao ano.

Para agilizar o acompanhamento dos serviços oncológicos em todo o País, o Ministério da Saúde criou o Sistema de Informação do Câncer (Siscan). O software, disponível gratuitamente para as Secretarias de Saúde, permite o monitoramento do atendimento oncológico na rede pública por meio da inserção e processamento de dados, gerido pelo Ministério da Saúde.

Em Araxá, também vai acontecer acampanha da conscientização da prevençãodo câncer de mama. A FAMA, através do Centro de Atendimento à Mulher, participa mais um ano desse evento. As atividades terão início no dia 5 de outubro, com a iluminação do prédio na cor rosa.

No dia 22, algumas atividades também estão sendo programadas:

– Bate-papo com as psicólogas Juliana Macedo Lorentz Boechat e Dunalva Dantas Cardoso, falando sobre autoestima.

– Bate-papo com a nutricionista Florence França Vale, falando sobre nutrição saudável. Horário: 8h30

– Bingo

Horário: 10h e às 15h

– Maquiagem com a equipe da AVON.

Horário: 13h30

– Realização de exames de mamografia

Exame de mamografia: melhor método para a detecção precoce do câncer de mama. Por meio dela, é possível detectar microcalcificações, que, muitas vezes, são as primeiras indicações de um câncer em fase inicial. A primeira deve ser feita a partir dos 35 anos. Em seguida, a partir dos 40,deve ser realizada anualmente.

O Centro de Atendimento à Mulher realiza os exames de mamografia mediante pedido médico, podendoser pelo SUS ou particular.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *