Logo Jornal Interação

Após a conclusão das obras de modernização do Centro de Educação Ambiental e Cidadania, iniciadas em 2023, a Mosaic reabriu nesta terça-feira (18), um espaço totalmente renovado, com uma visão moderna, acessível, inclusiva e sustentável.

 

São mais de 15.000 m² de área verde preservada, que vão trazer à comunidade novas vivências em meio a uma natureza exuberante. O passeio começa em uma trilha ecológica, com espécies plantadas há mais de 30 anos. O descanso se dá em um espaço para lazer e integração social, tudo ao ar livre.

 

“O Centro de Educação Ambiental e Cidadania em Araxá reabre suas portas trazendo muitas novidades. É um espaço de reflexão, mas também de ação, que convida o visitante para participar de projetos que visam aprimorar o conhecimento sobre cidadania, preservação do meio ambiente e qualidade de vida”, explica Paulo Eduardo Batista, diretor de performance social da Mosaic.

 

O espaço conta com um salão de eventos construído para atividades com funcionários, encontros com a comunidade e atendimento de todo o público escolar.

 

Outra novidade é a horta sensorial acessível, onde os visitantes poderão desfrutar de uma experiência prática, em contato com a terra e a natureza. A estrutura conta com canteiros com ervas medicinais, hortaliças e árvores frutíferas. As plantas possuem texturas e cheiros que estimulam os sentidos das crianças e geram muitas descobertas.

 

O Centro ganhou ainda uma cozinha totalmente equipada, com foco no desenvolvimento das ações sociais, que tem como objetivo incentivar uma alimentação saudável, segura, sustentável e acessível para todos.

 

Uma história pioneira na educação ambiental

 

Fundado em 22 de abril de 1990, o Centro de Educação Ambiental de Araxá foi o primeiro espaço dedicado à sensibilização ambiental implantado por uma empresa privada no Brasil.

 

Agora em 2024, completou 34 anos, contribuindo para a formação de uma consciência ambiental mais crítica. O local sempre foi frequentado por muitas crianças, jovens e adultos, como uma extensão sustentável das operações do Complexo Mineroquímico de Araxá, implantado para realização de ações voltadas a promover educação, cultura, conscientização e lazer para toda a comunidade.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *