Logo Jornal Interação

Usando a tecnologia do Nióbio da CBMM, caminhão híbrido segue em destaque na competição

O primeiro caminhão de corrida com motores a combustão e elétrico do mundo, o VW Meteor Mission Zero, garantiu o podium na Etapa 2 da Copa Truck 2023, realizada nesse domingo (30/04), em Interlagos. O principal circuito de competição da América do Sul foi palco de uma competição emocionante, onde Felipe Giaffone conquistou o segundo lugar, numa disputa acirrada com o primeiro colocado, Beto Monteiro.

A competição em São Paulo também foi mais um laboratório de testes do inovador caminhão Mission Zero que, em linha com as tendências mundiais de adotar tecnologias mais sustentáveis, iniciou uma jornada em direção a zerar sua própria emissão de carbono, a partir de uma série contínua de inovações. A iniciativa desenvolvida por meio de uma parceria entre Volkswagen Caminhões e Ônibus, CBMM, Ciser, Giaffone Electric e a R9 Competições está apresentando resultados muito positivos, segundo o piloto Felipe Giaffone.

“Por questões de regulamento ainda não podemos competir com o caminhão como híbrido, mas, na sexta-feira percebemos que a tecnologia está funcionando muito bem e estamos usando esses momentos para mostrar ao motor como funciona o novo sistema”, explicou Giaffone, que testa o veículo em condições extremas, possibilitando implementações progressivas e aperfeiçoamento de componentes essenciais.

O Mission Zero marca uma nova era no cenário do automobilismo mundial, lançando o conjunto de trem de força híbrido, com motor elétrico para auxílio do motor a diesel. A integração eletrônica do veículo utiliza de forma inteligente e sincronizada os sistemas de tração elétrica e combustão, junto com um sistema de regeneração de energia durante a frenagem, conhecido como Kers, para recarregar as baterias.

Uma dessas tecnologias que fazem o caminhão se destacar nas pistas é da empresa mineira CBMM, que aplicou o uso de materiais avançados de Nióbio, garantindo mais leveza, resistência e segurança ao veículo. “Por meio de estudos avançados, possibilitamos a adoção de materiais nanocristalinos, ligas que, com o Nióbio, adquirem um conjunto único de propriedades eletromagnéticas. A tecnologia é aplicável à eletroeletrônica e em componentes para carregamento com maior eficiência energética”, explica Paulo Haddad, gerente de Desenvolvimento de Mercado da CBMM.

CBMM e Ciser juntas para soluções de alta performance e sustentabilidade

Neste domingo, também foi testado no Mission Zero o primeiro protótipo de parafuso com liga de Nióbio em um veículo que compete a Copa Truck. O desenvolvimento dos fixadores é fruto de uma parceria entre CBMM, líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, e Ciser, empresa brasileira especializada em fixadores.

“Pra nós da Ciser, é uma grande satisfação esta parceria junto à CBMM e Volkswagen e Giaffone Electric, que vai trazer muitos frutos. Estamos trazendo algo novo para a categoria e tenho certeza que isto vai se aplicar logo em breve no mercado, no sistema comum dos caminhões”, afirmou o gerente de Marketing, Produtos e Exportação da Ciser, Jackson Dal Comuni.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *