Memória Interação - Agenor Lemos

Você sabe quem foi Agenor Lemos?
Agenor Lemos
Dinâmico, lutador e idealista, Agenor Lemos nasceu líder. Órfão de pai, ainda menor de idade, deixou para trás a infância e encarou a vida de frente. Venceu. Não foi homem de “meio-termo”. Era tudo ou nada. Seu dia começava às 5 h da manhã e, em sua fazenda, tudo o que ordenava, também sabia fazer. “Quem não sabe fazer, não sabe mandar”, dizia.
Sócio da Associação Rural de Araxá, participou da Comissão Organizadora da 1ª Exposição Agropecuária e Industrial de Araxá, realizada de 30/08 a 01/09/1958.
Agenor atuou como articulador e mentor da idéia de se criar a Cooperativa Agropecuária de Araxá (CAPAL - 30/11/1958) cujo principal objetivo era defender os interesses econômicos dos associados e facilitar o escoamento de produtos. Foi o seu primeiro presidente.
Em 1965, ano do centenário da cidade, Agenor Lemos não mediu esforços no sentido de fazer da Exposição Agropecuária algo, até então, nunca visto em Araxá. Contou com o apoio de parceiros fortes entre os quais a Primeira Dama, Wanda Carneiro Santos. Toda a população, nas suas mais diversas áreas, vivenciou este momento. Três dias de alegria e deslumbramento. Diversas personalidades do cenário nacional aqui fizeram presença.
Sucesso absoluto.
Em terreno doado pela prefeitura na administração Domingos Santos, criou-se, a seguir, o Parque de Exposições que hoje leva o seu nome: “Agenor Lemos”.
Agenor foi presença nos acontecimentos importantes da cidade, nos noticiários da época, no jornal “Correio de Araxá”, na revista “O Trem da História” nºs 38 e 41 (publicação semestral da FCCB), nos Clubes Sociais e seu nome consta nos arquivos da ARAP (Associação dos Ruralistas do Alto Paranaíba) e da CAPAL (Cooperativa Agropecuária de Araxá).
Agenor Lemos estará sempre presente na memória dos que o conheceram por seu talento agropecuário e por sua personalidade ousada e empreendedora.
Nasceu em Araxá/MG no dia 31 de março de 1924.
Filho de Manoel de Ávila Lemos e Aureliana Machado Lemos.
Casou-se com Hercy da Silva em junho de 1948.
Três filhos: Sandra, Agenor Jr. e Roberto.
Faleceu no dia 7 de março de 1992.
Fonte: Livro Memorial Araxá de 2008 da FCCB
Parque de Exposições Agenor Lemos de Araxá
Localizado no bairro Santa Terezinha, o Parque de Exposições Agenor, foi criado na década de 50, na gestão do ex-prefeito Domingos Santos que fez a doação do terreno. A área que pertence à Arap- Associação dos Ruralistas do Alto Paranaíba, fica entre a rua Dr. Edmar Cunha e avenida prefeito Aracely de Paula. Um espaço centralizado que sempre foi palco de feiras agropecuárias e de grandes eventos e shows artísticos e culturais, com destaque para a tradicional Exposição Agropecuária de Araxá, que em 2025 completa 45 anos. O Parque de Exposições Agenor Lemos, além de galpões para abrigar bares, restaurantes, tem baias para animais, área de julgamento de animais, sanitários, um tatersal estruturado que é destinado à leilões de animais, pista para rodeios e para a prática de esportes hípicos. O Parque possui quatro entradas, para o público, artistas e animais.
Qual é a sua reação?






