Logo Jornal Interação

 Principal esperança brasileira na Corrida Internacional de São Silvestre, Marílson Gomes do Santos não conseguiu defender o seu título e adiou o sonho de conquistar o tetracampeonato da tradicional prova. O atleta terminou a disputa de sábado apenas em oitavo lugar, mas ficou satisfeito com o seu desempenho. Além disso, ressaltou que a sua maior preocupação é a preparação para a maratona dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.
“O nível técnico foi um dos mais fortes de toda história. Acredito que tenha feito uma corrida boa, mas meu foco são os Jogos de Londres, em 2012, na maratona. Espero voltar no ano que vem e conquistar o tetra”, disse Marílson, que venceu a São Silvestre em 2003, 2005 e 2010.
O brasileiro explicou que não teve condições de acompanhar o ritmo dos africanos por conta do seu atual estágio de treinamentos. “O começo de prova desce muito e, se você não estiver rápido, o que é o meu caso, por causa da atual fase de treinamento, fica (para trás) mesmo”, comentou.
O técnico Adauto Gomes avaliou que Marílson perdeu qualquer chance de vencer a São Silvestre logo no começo da prova. “O Marílson ficou atrás muito cedo, na primeira ladeira do novo percurso, muito íngreme. Ele estava preparado para fazer 43min30s, 43min40s, mas os africanos desceram muito forte”, afirmou.
A prova de sábado foi vencida pelo etíope Bekele Tariku, com o tempo de 43min35. Já Marílson marcou 45min06 para terminar em oitavo lugar, uma posição atrás de Damião Ancelmo de Souza, que obteve o melhor resultado entre os atletas brasileiros.
CRUZ NONATA – Assim como na versão masculina, o Brasil não subiu ao pódio na prova feminina da São Silvestre. Cruz Nonata foi a melhor atleta do País na corrida, que foi vencida pela queniana Priscah Jeptoo, ao terminar em sexto lugar. Ela revelou que a chuva lhe atrapalhou, já que não está acostumada a treinar e competir sob essas condições.
“Se chove quando estou treinando, eu paro. A chuva interrompe o meu treino. Mas eu tive coragem e garra para enfrentar essa situação hoje (sábado). Agradeço a Deus por ter sido a melhor brasileira, estou feliz. Foi bom que tive forças para não desistir, para chegar”, disse.
CAMPEÃO FESTEJA – A primeira participação de Tariku Bekele na São Silvestre foi inesquecível para o atleta etíope. No sábado, ele superou a forte chuva que atingiu a cidade de São Paulo e venceu com segurança a tradicional prova com o tempo de 43min35s Ele teve o domínio da corrida desde o início, se desgarrou do pelotão no quilômetro sete, e comemorou muito o seu triunfo.
“Consegui controlar bem a prova com um ritmo forte a partir do sexto quilômetro. Fui confiante mesmo com a chuva. Minha experiência em provas mais rápidas é devido aos treinos fortes para o Campeonato Mundial Indoor em pista, sempre mais veloz que os de rua”, disse.
Até a vitória na São Silvestre, Tariku Bekele era mais conhecido no Brasil por ser o irmão de Kenesisa Bekele, campeão olímpico e recordista mundial dos 5 mil e dos 10 mil metros. O etíope revelou que o irmão é uma inspiração. “Meu irmão é meu herói. Nós treinamos juntos na Etiópia. Acredito que ele esteja bastante feliz com meu resultado, que vai motivar ambos para 2012”, indicou.
RUMO AO BI – Vencedora da prova feminina da São Silvestre, a queniana Priscah Jeptoo, que marcou o tempo de 48min48, já pensa em 2012, quando promete buscar o bicampeonato em São Paulo. “Estou muito contente, já que a São Silvestre é uma das provas mais importantes do mundo. Ano que vem quero voltar e ganhar o bi, mas espero com menos chuvas, já que nunca peguei tanta água”, disse.
Jeptoo fez uma disputa acirrada com Yime Wude Ayalew, que foi dez segundos mais lenta. Ela lamentou o fato de não ter repetido a conquista de 2008 e avaliou que a chuva afetou o seu desempenho. “Foi equilibrado do começo ao fim e a chuva tornou a corrida ainda mais difícil. Não foi dessa vez, mas estou contente com a prata”.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *