Logo Jornal Interação

O curso foi uma realização do Centro de Atendimento à Mulher.

A Fundação de Assistência à Mulher Araxaense (Fama), por intermédio do Centro de Atendimento à Mulher, realizou, de 19 a 28 de março, o Curso para Cuidadores de Idosos. Quarenta participantes se atualizaram por meio de palestras ministradas por profissionais de diversas áreas e com temas variados: “Cuidado e autocuidado”, “O cuidador e a pessoa cuidada, a família e a equipe de saúde”, “Serviços disponíveis e direitos do cuidador e da pessoa cuidada”, “Maus tratos”, “Acomodando a pessoa cuidada na cama”, “Exercícios”, “Adaptações ambientais”, “Sonda vesical de demora, ostomia e cuidados com a medicação”, “Alimentação saudável”, “Úlcera de pressão, escaras e feridas”, “Como ajudar na comunicação”, “Higiene bucal do idoso”, “Emergência no domicílio”, “Como proceder no caso de óbito”, “Demência”, “Dificuldade de memória”, “Problemas com o sono”, “Estimulando o corpo e os sentidos”, entre outros.

Nesta edição, o curso contou com a participação de pessoas não só de Araxá, mas também de cidades vizinhas como Tapira e Pratinha. A psicóloga Juliana Macedo Lorentz Boechat, palestrante do curso, aprovou essa realização. “Como profissional da área de saúde, vejo com muito bons olhos essa iniciativa do CAM de promover esse curso com tanto carinho e comprometimento. E a recompensa se dá através de olhares atentos e interessados dos nossos participantes, que vieram com a disposição de receber informações e transformá-las em conhecimento e aprendizado”, comentou.

A realização do curso se deu em decorrência da longevidade das atuais gerações. Diante da situação atual de envelhecimento demográfico, aumento da expectativa de vida e o crescimento da violência, algumas demandas são colocadas para a família, a sociedade e o Poder Público, com o objetivo de proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas que necessitam de cuidados. Dessa forma, a presença de cuidadores nos lares tem sido mais frequente, havendo a necessidade de orientá-los, para melhor desempenho de seu trabalho. É importante lembrar que o cuidado no domicílio proporciona o convívio familiar, diminui o tempo de internação hospitalar e reduz as complicações decorrentes de longas internações hospitalares.

            O sucesso desse curso se deve à importância que os profissionais da área têm dado a essas oportunidades de aperfeiçoamento, contribuindo, desta maneira, para o bem-estar e melhorando a qualidade de vida da pessoa cuidada.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *