Logo Jornal Interação

Produzir mais, em menor espaço e sem desmatamento é possível com a irrigação. Indicadores de produtividade estimada da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a safra 2023/2024 apontam para as culturas do arroz e do feijão, dupla tradicional na mesa do brasileiro, e são três e duas vezes superiores em rendimento nas propriedades que contam com a tecnologia. Minas Gerais é o segundo estado com maior área irrigada no país.

Conforme a Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas Gerais (Irriganor), há 142 mil hectares de área irrigada nessas duas regiões mineiras, com mais de 500 agricultores associados à entidade em cerca de 20 municípios.

De acordo com os últimos levantamentos do IBGE de 2022, Minas Gerais é o segundo estado brasileiro com maior área irrigada, perdendo apenas para São Paulo. Mais de 1 milhão de hectares mineiros contavam com a tecnologia naquele ano.

No ranking nacional de municípios, estão na dianteira as cidades mineiras de Paracatu, em primeiro lugar no Brasil, com 86 mil hectares, e de Unaí, na terceira colocação, com 71 mil hectares.

Do total irrigado em Minas, 36% são culturas anuais em pivô central, 17% em cana fertirrigada, 12% em cana sem a fertirrigação, 12% na cultura do café e 23% para as demais culturas e sistemas de irrigação, conforme o Atlas de Irrigação da Agência Nacional das Águas de 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *