Logo Jornal Interação

Médica do Esporte ressalta benefícios da atividade

 

As inscrições para quem deseja participar da etapa Araxá do Circuito de Corridas Unimed terminam na próxima segunda-feira (25). Para se inscrever o interessado deve acessar o portal https://www.rnsports.com.br e preencher um cadastro. “A inscrição é rápida e garante descontos para os beneficiários Unimed (veja valores no site)”, ressalta Ronivaldo da Cunha Oliveira, responsável pela organização da competição.

 

O evento esportivo será realizado no domingo (01/10). São 22 categorias para adultos e crianças (corrida e caminhada) com troféus para os primeiros colocados e medalhas para todos os participantes.

 

Percurso

A largada para os adultos será às 8h (corrida e caminhada). Os participantes com mais de 14 anos vão sair do Araxá Center Shopping e percorrerão um trajeto de cinco quilômetros pela Avenida Dâmaso Drummond até o Centro de Atendimento à Mulher (FAMA), retornando ao mesmo ponto.

 

As crianças farão percursos menores, de acordo com a idade. A largada das categorias infantis está prevista para 9h30.

 

Benefícios

Segundo a médica do Exercício e do Esporte da Unimed Araxá, Bruna Valle França, a prática da corrida e da caminhada é simples e fácil e deve ser incentivada em todas as idades. “Essas atividades vêm conquistando um caráter de entretenimento e socialização, podendo acontecer tanto individualmente quanto em grupo, vindo a ser filosofia de vida para alguns, vício para outros, necessidade por orientação médica, nutricional e/ou psicológica, uma forma de fazer amigos ou até um modo de meditação”, diz.

 

A médica ressalta ainda que outro fator que contribui para a adesão a estas modalidades é a conscientização dos benefícios adquiridos. “Elas são capazes de aliviar o estresse, reduzir sintomas de depressão e ansiedade, liberando hormônios que levam à sensação de bem-estar prolongado, contribuindo para um bom sono e melhora na percepção da qualidade de vida. Aumentam também o gasto calórico, melhoram a imunidade, o fôlego, a condição muscular e óssea, diminuem a incidência de doenças do coração e do pulmão e atenuam os sintomas dos que já têm esses problemas”, comenta.

 

Recomendação

Na maioria dos casos, não há restrições para se praticar a corrida, principalmente se a intensidade for baixa. A depender da história médica de cada um, pode ser necessária uma avaliação médica complementar com exame físico, exames laboratoriais e/ou de imagem. “Na avaliação dessa história médica são identificados sintomas durante a atividade física (dor no peito, desequilíbrio, falta de ar, problemas ósseos), história pessoal de problemas no coração, uso de medicações e história na família de problemas cardiovasculares, que poderiam aumentar o risco de eventos desfavoráveis durante o exercício físico. Existe um questionário amplamente divulgado que auxilia nessa avaliação, chamado PAR-Q (questionário de prontidão para atividade física)”, explica.

 

Já nos casos de prática de exercícios competitivos ou de intensidades mais elevadas, o ideal seria que fosse realizada a Avaliação Pré-Participação (APP) por um médico. “Seu objetivo não é excluir os participantes, mas promover uma participação segura. Ela é uma ferramenta de triagem que vai identificar os fatores que seriam possíveis causas de problemas na história de cada um, desde predisposição a lesões até fatores possivelmente fatais, para que sejam elucidados e, se necessário, reabilitados”, recomenda.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *