Logo Jornal Interação

História do Futebol Araxaense

23//12/2011- 22:25

Poradmin

dez 23, 2011

Por: Alcino de Freitas.

A história que vou contar hoje é de um ex-jogador do Ipiranga Sport Clube que atuou em Araxá na década de 50. Atacante, artilheiro, um verdadeiro craque. Essa realidade só foi possível devido às grandes amizades que a gente conquista durante a vida, assim como é a minha amizade com o dr. Fábio Drummond, que me forneceu toda a história do Esmerino, por intermédio do “Jornal de Luz”, publicado no dia 16/9/2011, que lhe foi enviado pela senhora Silvana, filha do Esmerino.  Deixo, aqui, meus agradecimentos à senhora Cândida Corrêa Côrtes Carvalho, proprietária do Jornal de Luz, que autorizou a publicação da reportagem e ao senhor Diego Costa, que me forneceu as fotos do senhor Esmerino, de sua esposa Lucy e do Ginásio Poliesportivo Esmerino Gontijo de Melo.  A todos, meus sinceros agradecimentos em nome do Jornal Interação.

Eis, na íntegra, a matéria publicada no Jornal de Luz – 16/9/2011.

Esmerindo Gontijo de Melo.

Sua vinda para Luz e trajetória

No Cruzeiro Futebol Clube de Luz.

Nasceu em Dores do Indaiá, aos 19 de setembro de 1926. Na segunda, comemora seus 86 anos plenos de vitalidade, cercado de amigos, ao lado da esposa Lucy Botinha, o amor de sua vida, dos filhos e netos.

Fama de atleta se espalhou pela redondeza e Joaquim Ribeiro de Carvalho Filho, o nosso Darico, presidente do Cruzeiro, o procurou. Esmerino aceitou, reforçando a equipe do glorioso time que tantas alegrias deu à torcida.

Em setembro de 1953, Esmerino veio para Luz. Em 1954, fez concurso em Belo Horizonte, concorrendo a uma vaga da Coletoria Estadual. Aprovado, foi nomeado e, por muitos anos, prestou serviços a Luz e à região. Naquele tempo, a Coletoria era responsável pelo pagamento dos servidores públicos estaduais, obedecendo à escala: primeiro, os policiais, depois, o pessoal da Justiça, os serventuários, os demais servidores e, por fim, os professores. Casou-se com Lucy Botinha, em 3 de fevereiro de 1956. É um apaixonado por Luz. Colocar seu nome no Poliesportivo da Escola Padre Parreiras, próximo à Rodoviária, veio resgatar uma dívida do município com o atleta e cidadão que soube vestir a camisa do time da cidade e se tornou um de nós. Carinhoso o seu agradecimento ao vereador Aílton e seus pares. Partilhar a homenagem com os atletas de seu tempo, uma grandeza de seu caráter.

Parabéns!

Palavras de Gratidão.

Estou muito honrado e envaidecido com esta homenagem que a Câmara de Vereadores, através de seus legítimos representantes, e na pessoa do sr. Aílton Duarte, que apresentou o projeto, aprovado por unanimidade, está me concedendo.

Saliento que esta é uma vitória coletiva. Assim sendo, preciso citar os nomes de todos os atletas, que comigo, na década de 50 e 60, ajudaram a dar imensa alegria ao povo de Luz e engrandecer a sua história através do Cruzeiro Futebol Clube. São eles: Miltinho, José Maricota, Ieié, João Caetano, Josias, Iraci, Edmar, Manoel de Abreu, Pedrinho, Carraca, Caixeta, Canjica, Tagareli, Itamar, Antônio Mecânico, Ricardinho, Ticha, João José Couto, Wiliam, Agostinho, Sebastião Raposo, dr. Aristides, dr. Mário Clebes, Zeca da Germana, Vitorino, Aílton Duarte, Evandro Lalau, Kulu, Zezé Binhato, Osmane, Fernando Barranqueiro, Fidelis, Valtinho, Mozar Couto, Mauri, Vicente Caetano, Antônio Maciel, Antônio Banana, Artista, Otaviano, Garrincha e Miguel Pereira. Não poderia deixar de mencionar o sr. Darico, que me convidou para jogar em Luz.

Alguns desses colegas infelizmente não estão conosco, mas a lembrança deles permanece viva em meu coração. Peço desculpas se, por acaso, esqueci de alguém.

Quero acrescentar aqui o nome de três amigos que comigo colaboraram e muito para a grandeza do Cruzeiro de Luz: José Botinha Maciel, Aílton Duarte e o atual presidente dr. Lourival de Oliveira.

Aproveito a oportunidade para passar às gerações futuras, o que aprendi há muitos anos, fora dos gramados de Minas Gerais, através de um técnico paulista, um ditado que ficou gravado em minha memória, que é:

“O importante no esporte é o atleta competir e saber perder, porque ganhar todo mundo sabe”.

Agradeço, de coração, essa homenagem calorosa, que, para mim, significa um GOL DE PLACA!.

Esmerino Gontijo de Melo.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *