Logo Jornal Interação

História do Futebol Araxaense

30//12/2011- 20:23

Poradmin

dez 30, 2011

Por: Alcino de Freitas.
Á história a ser contada hoje, eu me dirijo com muito carinho e a dedico inteiramente ao senhor Florentino Guanabara Teixeira, hoje com 99 anos, nascido no dia 21/03/1912, um dos fundadores do Operário Futebol Clube. Em maio de 1999 tive a felicidade de entrevista-lo e eis na íntegra a entrevista concedida por ele:
“A história do Operário “alvi-celeste”  araxaense está toda ligada a fundação da sua sede, ou seja, a “sede Operária”, criada na administração do prefeito Dr. Álvaro Cardoso e que tinha como secretário o Sr. Ely Alves Ferreira, que lutou muito pela constituição da sede, sendo inclusive seu primeiro presidente. Tudo isto aconteceu, na década de 40. Uma vez criada, veio em pouco tempo a geração de novos departamentos dentro da sede como: esporte, assistência social, lazer, etc. E os operários que lá freqüentavam formaram um time de futebol. Em sua diretoria constava: presidente – Florentino Guanabara Teixeira, vice-presidente: Vitor de Oliveira, secretário: Elmiro João Manoel  e tesoureiro: Elídio Frazão. O Operário era mais uma força, dentre os clubes já existentes, como Estância (Barreiro), Cruzeiro (Santa Rita), Vila Nova (Santo Antônio), além de Najá e Ipiranga, clubes que disputavam torneios regionais. O primeiro treinador do Operário, segundo nos conta o senhor Florentino, naquele ano com 87 anos, foi o senhor Elmiro João Manoel (pai do Vicentão). Em seguida passou a comandar a equipe o senhor João Massad. Como clube sem patrimônio não é clube que se preze, o Operário, adquiriu um campo de futebol no bairro São Geraldo (antigo Lavápes) e que hoje é o atual Estádio Oacisto Teixeira”.
A entrevista segue agora contada pelo senhor Elpídio Natal, outro baluarte do Operário Futebol Clube. ”Logo no inicio da década de 50, começou a surgir um novo Operário, com a transferência do Dr. Atílio Colombo e seus companheiros de “peladas da banheira”, para a equipe alvi-celeste. Criava-se em Araxá, mais uma grande força do futebol local que, com o seu registro junto a Federação Mineira de Futebol, gerou a fundação da Liga Araxaense de Desportos e que teve como o seu primeiro presidente o Dr. Walter Batista da Costa. Corria o ano de 1952 e o Operário constituiu uma forte diretoria. Presidente: senhor Joaquim Dutra, tesoureiro: Moisés Ferreira Araujo e secretária a senhora Hilda Alves Silva. Daí o Operário passa a disputar o campeonato da cidade contra: Najá, Ipiranga, Ferrocarril, Estância, Cruzeiro e Vila Nova, conseguindo conquistar três vice-campeonatos. Segue participando do campeonato do Alto Paranaíba. Participantes: URT, Mamoré, Ferroviário, Najá, Ipiranga, e Ferrocarril. Em 1953, participou do campeonato do Triângulo. Novas equipes surgiram na competição: Uberaba, Nacional, Independente, Merceana, Fabrício, Ferroviário, Saltropero, Guarani de Uberlândia. De Araxá: Operário e Ferrocarril. Época saudosa do futebol  vistoso e apaixonante”.
O atual presidente do Operário Futebol Clube é o senhor Lázaro Eurípedes da Silva, araxaense, nascido no dia 28/03/54, filho de José Antônio da Silva e de dona Maria Aparecida da Silva. Sua atual diretoria é a seguinte: seu vice-presidente é Willliam Ribeiro da Silva; 1ª secretária, Rosângela Rodrigues Gonçalves Silva; 2ª secretária, Regina Célia da Silva; 1º Tesoureiro: Bruno Marcos da Silva; diretor técnico: Mizael Jerônimo Borges; diretor social, Celso Alves dos Santos. Presidente do Conselho Fiscal, José Donizete da Silva; conselheiros: José Tavalhares Ferreira e Rogério da Costa. Temos ainda a destacar dois nomes importantes dentro do Operário: 1º – Reinaldo Antônio da Silva (Pilantra) que, iniciou como presidente no ano de 1980, após o falecimento do senhor José Antônio de Moraes (Zé Pequeno) e ocupou o cargo até o ano de 2006 quando faleceu. Dentro deste período revezou com outros presidentes, mas, sempre esteve no comando.
2º – Francisco Carlos Ferreira (Carlinhos) que, há 35 anos está dentro do clube, tendo iniciado como atleta em 1976 e atuado até 1984 quando, por contusão abandonou os gramados e passa a fazer parte da diretoria. A partir de 1995 passou a tomar conta das equipes de divisão de base. O Operário segundo consta foi campeão nos anos de 1984, (invicto), 1995 e 2001.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *