Logo Jornal Interação

A história do produtor Rinaldo Conceição do Carmo foi um dos casos de sucesso do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) selecionados no Brasil para compor o livro “ATeG – Cinco etapas da transformação rural”, lançado neste ano pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). O pequeno cafeicultor do município de Araxá recebeu em mãos, na última semana, a obra que narra a sua evolução com o programa, juntamente com outras 32 histórias. “Fiquei emocionado. É um livro que vou guardar com muito carinho”, conta. A entrega oficial foi organizada pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES e o Sindicato dos Produtores Rurais de Araxá.

Há 20 anos, Rinaldo saiu de sua cidade natal no Sergipe para trabalhar lavouras de café em Minas Gerais. Hoje, ele é funcionário de uma fazenda e tem uma pequena lavoura com 11 mil pés de café em dois hectares. “Hoje, eu tenho um pedaço de terra. Trabalho na fazenda e, nas horas vagas e aos finais de semana, cuido da minha produção. É um orgulho! Ajoelho e agradeço a Deus por tudo o que tenho. O meu sonho é juntar dinheiro para comprar uma área maior e, futuramente, trabalhar só com a minha lavoura”, comenta o produtor.

A assistência do ATeG começou há dois anos, justamente quando ele estava iniciando a produção própria. “O programa permitiu que ele entrasse no processo produtivo já com uma organização técnica. Dentro das suas condições econômicas e climáticas, ele tem aproveitamento o melhor possível. O Rinaldo é extremamente dedicado e faz tudo dentro das recomendações. Essa homenagem incentiva também outros produtores, que vão se sentir premiados e estimulados a continuar, independente das adversidades”, comenta a técnica de campo do SENAR MINAS, Camila Feder do Valle, que atende o produtor desde novembro de 2020.

“É um orgulho ter dois produtores da nossa regional selecionados para o livro, que mostra a eficiência do programa, detalhando a metodologia adotada em cinco etapas, e os bons resultados proporcionados. Além de Araxá, a obra também mostrou um caso de sucesso de Monte Alegre de Minas”, comenta Caio Oliveira, gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES.

 

 

 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *