Logo Jornal Interação

O início da vacinação contra a Covid-19 em Araxá completa um ano nesta quinta-feira (20). Uma data para ser celebrada e, acima de tudo, lembrada como um marco histórico para o município. No começo, a prioridade foi a de vacinar os profissionais da saúde que atuavam na linha de frente contra a doença e os idosos, ambos grupos de risco de contágio do coronavírus.

 

Em um ato foi realizado no auditório da Prefeitura de Araxá, as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 foram aplicadas em sete pessoas, entre profissionais de saúde que estavam na linha de frente contra a doença e o idoso Jair Gonçalves, residente em instituição de longa permanência, que foi o primeiro vacinado, com aplicação feita pela enfermeira Juliana Ribeiro Martins Borges.

 

Em 365 dias, Araxá contabiliza 197.499 aplicações, sendo 87.663 da primeira dose, 4.949 de dose única e 79.551 da segunda dose. Em relação à terceira aplicação de reforço, 25.3656 araxaenses já foram contemplados. A dose é recomendada para os adultos (18+) que já completaram o esquema vacinal há pelo menos quatro meses.

 

Com o avanço da vacinação, a cidade registrou queda na ocupação do número de leitos clínicos e de mortes por Covid-19. Araxá chegou a ficar 43 dias sem registrar nenhum óbito da doença e 13 dias sem internação clínica.

 

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Lorena Magalhães, apesar de as vacinas contra Covid-19 não terem a capacidade de impedir totalmente que o paciente seja infectado com o vírus, o imunizante foi essencial para reduzir o impacto da pandemia, como mortes ou hospitalizações mais graves.

 

“Mesmo com o aumento de casos, houve uma redução dos casos graves, que é o que a gente espera com a vacinação. Os vacinados podem, sim, contrair a doença, mas de forma mais branda. Vemos que com a vacinação o número de óbitos e internações caíram de forma expressiva, e um ano depois fortalecemos a certeza de que a vacina salva vidas”, destaca.

 

Campanhas e Ações

 

Araxá realizou uma série de ações para orientar e auxiliar a população neste processo. Entre eles a criação do site Araxá Vacina – ( www.araxavacina.com.br ), que contém dados como a quantidade de doses distribuídas, as faixas etárias beneficiadas, o cronograma de vacinação, locais para aplicação, perguntas e respostas.

 

Também foi colocado no ar, um canal de atendimento via telefone, para tirar dúvidas sobre a vacinação, com o objetivo de orientar a população sobre local de aplicação, horários e documentação necessária.

 

Além disso, foram realizadas as campanhas “Viva por Inteiro”, “É Hora de Agir”, “O Ano é Novo, mas o Coronavírus não”, com o intuito de conscientizar a população sobre os cuidados com a Covid-19.

 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *