Logo Jornal Interação

 

 

 

cozinha mineira é uma caixinha de surpresa, e arrisco dizer que surpresas muito saborosas.

Nossas receitas , feitas com a mistura de carinho, cuidado e os ingredientes típicos do nosso estado, tem além de sabor muito afeto, e séculos de história, como é o caso da receita de hoje: a ameixa de queijo.

 

Doce que não acaba mais (e ainda bem)  

Goiaba, mamão, figo, laranja, abóbora,   leite , e tantos outros ingredientes servem de insumo para os deliciosos doces feitos nas Minas Gerais. Na receita do dia, o ingrediente principal é o queridinho de Minas: o queijo.

Com certeza, a mistura entre os doces e os queijos mineiros são um clássico da nossa cozinha, e a ameixinha de queijo é a prova de que essa combinação é perfeita.

Anos de História 

A receita de hoje veio de  Araxá , vem entre as gerações das famílias da região do Triângulo Mineiro há séculos.

A sobremesa queridinha da região é uma das muitas influências portuguesas na nossa cozinha e assim como os doces à base de ovo, teve sua receita aprimorada e difundida entre as gerações.

Como a gente já falou  por aqui , a região é uma das microrregiões queijeiras de Minas, e o queijo ali produzido tem características que o tornam único e contribuem para o sabor especial da receita.

Olha, quem visita Araxá  não consegue voltar sem um pacotinho dessa delícia a base de queijo para presentear quem mais ama.Então anota essa receita que eu tenho certeza que vai ser um sucesso entre a família!

Ingredientes  

 

2 xícaras de açúcar

500 g de queijo curado ralado

1/2 copo de farinha de trigo

3 ovos

1/2 panela média de água

Modo de preparo 

  1. Em uma tigela, coloque o queijo ralado e a farinha de trigo.
  2. Acrescente os ovos à massa, um por um, misturando sempre até obter uma massa ao ponto de enrolar.
  3. Em seguida, enrole fazendo bolinhas médias.
  4. Na panela média com água, acrescente o açúcar e deixe em fogo médio.
  5. Quando começar a ferver, coloque as bolinhas de queijo, sabendo que todas devem estar em contato com o caramelo. Deixe-as mergulhadas no caramelo e cozinhando por 30 minutos.
  6. Após incharem e desincharem, abra uma, e se estiver cozida, estão prontas.

E aí? Ficou com vontade de conferir essa delícia?  Clica aqui  para aprender outra, dessa vez o bolinho de chuva recheado com doce de leite.

Agradecimentos: O post de hoje foi construído com o Apoio da Matula Mineira Comidas de Viagem e a receita enviada pela Flávia Ferraz – Chefe de Departamento Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo – Prefeitura de Araxá as fotos são da empresa Doces Joaninha.  

Fonte: Minas

 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *