Araxá e várias cidades do Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro e Noroeste de Minas, foram assoladas no último final de semana por intensa névoa de fumaça. O que parecia ser apenas uma neblina típica de inverno foi logo identificado pelo cheiro como uma cortina de fumaça decorrente de queimadas.
A fumaça atingiu praticamente todas as cidades das regiões afetadas, entre elas Araxá, onde a ocorrência se intensificou principalmente durante nas noites de sábado, domingo e segunda feira, em função da prevalência da forte corrente de ventos.
De acordo com o Corpo de Bombeiros e técnicos em clima, essa mistura de névoa e fuligem no céu ocorre devido à chegada de uma frente fria somada aos incêndios em matas em cidades da região e às queimadas no interior de São Paulo, na divisa com Minas Gerais.
Segundo o Corpo de Bombeiros de Uberlândia, a fumaça veio principalmente do estado de São Paulo, que registrou na semana passada 2.300 ocorrências de incêndios em canaviais, e também dos municípios mineiros de Planura e Uberaba, onde as lavouras de cana são predominantes. Uma situação que causou transtornos e levou muita gente para hospitais e unidades de saúde, em função de problemas respiratórios. Em Araxá, hospitais, UPA e unidades descentralizadas de saúde tiveram uma grande demanda no final de semana.