Logo Jornal Interação

Fechado desde o dia 11 de março deste ano, por decisão da direção da Rede Tauá de Hotéis, o Grande Hotel do Barreiro em Araxá, poderá não reabrir suas portas, na data prevista pela rede que arrendou o complexo termal e hoteleiro. A princípio, em nota do início de março, a direção da rede Tauá, justificou o fechamento temporário em função do decreto da onda roxa na região, por causa da pandemia da Covid-19.

 

A nota diz que: “Devido ao decreto da Fase Roxa na região do Triângulo Mineiro, que implica algumas restrições e influencia uma série de restrições na hotelaria, o Tauá Grande Hotel Termas de Araxá anunciou uma pausa em suas atividades a partir de 11 de março. Neste período, a propriedade passará por um projeto de retrofit em algumas áreas e deve voltar a receber os hóspedes a partir do dia 1º de julho. Em relação aos colaboradores, estão sendo negociadas férias remuneradas, bem como algumas transferências para o novo resort do grupo, em Alexânia. “O Grupo Tauá reitera que está seguindo à risca todas as orientações das autoridades públicas e está atento para se adequar a eventuais novas determinações que venham a ser publicadas”.

No site oficial do Tauá Araxá, outra nota reforça que, “Devido ao momento que estamos vivendo no triângulo mineiro, região próxima a cidade Araxá, onde foi decretado a fase roxa, o Grande Hotel Termas de Araxá ficará fechado até o dia 01/07/2021 para um projeto de retrofit em alguns ambientes. Nas férias de julho estaremos de portas abertas para recebê-los novamente. Informações: 0800 333 1900”.

A reportagem do Jornal Interação, também entrou em contato com a direção da Rede Tauá para informações para obter informações mais atualizadas sobre o assunto, mas até o fechamento da reportagem não tivemos respostas.

Nos últimos dias, se intensificaram na cidade, os rumores de que o Grupo Tauá, não estaria mais interessado em explorar as atividades hoteleiras e afins do Grande Hotel.

 

Carlos Roberto Rosa – Presidente do  Sintha – Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro e Similares de Araxá

Panorama que foi reforçado esta semana pelo Presidente do Sintha – Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro e Similares de Araxá, Carlos Roberto Rosa, em entrevista exclusiva ao Jornal Interação.

Segundo Roberto do Sindicato, “ hoje é muito preocupante o que está acontecendo no  Grande Hotel e no Parque do Barreiro, que poderá vir a se tornar o  “Parque das Ruínas”. Com o fechamento do Grande Hotel, são 250 empregos diretos que vão pesar muito na comunidade de Araxá, fora os empregos indiretos, gerados em função das atividades do hotel. Além de perder postos de emprego o município também perderá em arrecadação. Hoje o Grande Hotel precisa de uma reforma urgente, principalmente nas Termas.”

O Presidente do Sintha, também fez uma revelação preocupante; “a cerca de duas semanas, nós fomos comunicados pelos diretores da Rede Tauá, que todos os funcionários do Grande Hotel de Araxá foram dispensados e muitos já estão fazendo o acerto trabalhista,  aqui no Sindicato.  Inclusive o material destinado à reforma do hotel e das Termas, já foi disponibilizado pela Codemig e está nas dependências do Grande Hotel, mas nenhuma reforma foi feita até agora.”

Roberto Rosa, disse também que, “ diante desse cenário e das medidas tomadas pela direção da Rede Tauá, a situação hoje do Grande Hotel do Barreiro é muito preocupante, tanto no aspecto de emprego, econômico e do turismo.  O problema maior, é que já tem vários eventos de grande porte agendados aqui para Araxá, como a Copa Internacional de Mountain Bike, que será no final de julho e início de agosto, no Parque do Barreiro, com quase duas mil pessoas vindas de fora, que vão depender da estrutura e logística do hotel.”

 

Se o nosso governador Romeu Zema que é de Araxá, o nosso prefeito Robson, não tomarem alguma medida, o Grande Hotel, por falta de conservação e manutenção, poderá ser tornar outro gigante abandonado e em ruínas, como hoje estão o hotel Colombo e o hotel Rádio. E sem dúvida o fechamento do Grande Hotel do Barreiro para a cidade é uma perda muito, pois o Grande Hotel simboliza a imagem de Araxá. Nós somos conhecidos internacionalmente por causa do Grande. E se o hotel for mesmo fechado nossa cidade vai sentir e sofrer muito com isso, concluiu o do Sintha – Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro e Similares de Araxá, Carlos Roberto Rosa. Hotel      

 

 

Raphael Rios – Presidente da Câmara Municipal de Araxá

Para o Presidente da Câmara Municipal de Araxá, o vereador Raphael Rios do Cidadania, também conversou com a reportagem do Jornal Interação sobre o assunto. Segundo ele, “ o não funcionamento do Grande Hotel, trás um prejuízo enorme; do ponto de vista da empregabilidade aqui no município e para o Trad Turístico, tendo em vista que ele é um dos principais atrativos que nós temos em Araxá, nosso carro chefe do turismo é o Grande Hotel, que atrai pessoas do Brasil e do mundo. Um espaço estruturado e projeto que ajuda também a cidade a sediar eventos de grande porte, como a Copa Internacional de Mountain Bike, o Encontro de Carros Antigos e os festivais que nós temos sempre acontecendo no Parque do Barreiro, como um dos principais, o Fliaraxá. Então a gente está muito preocupado com essa situação, com essa crise que o País vive, principalmente o setor de hotelaria, mas a gente espera que a Codemig,o nosso Governador, possam viabilizar até a permanência do próprio Tauá, pois sabemos que existem multas dentro dessa quebra de contrato ou vir uma nova empresa para gerenciar o Grande Hotel, e isso seria muito importante para o município de Araxá. Araxá não pode voltar a ter o Grande Hotel Fechado, temos que lutar e colocamos a Câmara Municipal a disposição para todos esses debates para que a gente possa ter o hotel sempre aberto, porque o prejuízo para a cidade é muito grande com o fechamento do Grande Hotel de Araxá”.

Rogério Bernardes – Organizador e promotor da Copa Internacional de Ciclismo-CIMTB

Entre os vários eventos programados para acontecerem em Araxá, especificamente no Parque do Barreiro, com a estrutura do Grande Hotel, está a Copa Internacional de Mountain Bike, que chega a movimentar na cidade em torno de 1.500 visitantes, entre ciclistas, staff, familiares e os amantes do esporte do pedal. Este ano, a etapa Araxá, está prevista no calendário oficial da prova para acontecer entre os dias 30 de julho e 01 de agosto.  O Jornal Interação também conversou com Rogério Bernardes – Organizador e promotor da Copa Internacional de Ciclismo-CIMTB sobre a situação atual do Grande Hotel.  Bernardes disse que, “ nós queremos deixar o pessoal tranquilo, em relação ao Grande Hotel, pois independente do Grande Hotel estar fechado, o evento vai acontecer. Esse é um compromisso que eu assumi com o Juliano, que é o Secretário de Turismo de Araxá e com o prefeito Robson Magela. O evento vai ser realizado na área externa do Barreiro. Se o Hotel estiver funcionando, seria melhor. O nosso desejo é que o Tauá continue, para ser melhor para todo mundo. Eu já tive reunião com o Tauá e estou  por dentro de tudo. E diante do cenário que está acontecendo em Araxá, nós vamos sim promover o evento.

 

A Prefeitura de Araxá

O Jornal Interação, também procurou uma posição da Prefeitura de Araxá. Por meio da Assessoria de Imprensa, recebemos a seguinte nota: “ A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo informa que até o momento não recebeu comunicado oficial sobre eventual encerramento das atividades do Grande Hotel do Barreiro, tanto por parte do Grupo Tauá quanto do Governo de Minas. A Secretaria reitera que o funcionamento do Grande Hotel é imprescindível para fomentar o turismo, a economia local e a geração de emprego, além de divulgar Araxá como um dos principais destinos do Brasil”.

Codemge – Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais/ Responsável pelo Grande Hotel de Araxá

Procurada pela produção do Jornal Interação, a Codemge, Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais, estatal responsável pelo complexo termal e hoteleiro, apenas respondeu em nota, que “O contrato de arrendamento do Grande Hotel de Araxá pela empresa arrendatária Tauá Participações Ltda. tem vigência até fevereiro de 2025”.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *