Logo Jornal Interação

Rafael Nolli venceu na categoria juvenil, com o livro Achados e Perdidos.

Nesta 3ª edição do Prêmio Cepe Nacional de Literatura Infantil e Infantojuvenil, os vencedores foram L. Rafael Nolli, de Araxá-MG e Marcia Cristina Silva, do Rio de Janeiro. Ela é professora de inglês, tradutora e advogada, autora de seis livros, venceu o prêmio Cepe na categoria Infantil com a obra O Encontro de Mario. Já o vencedor da categoria Juvenil, com a obra Achados e Perdidos, é formado em letras e geografia, autor de oito livros.

“Recebo a notícia da premiação como se fosse um combustível para continuar escrevendo, produzindo”, diz Rafael Nolli, professor com formação em letras e geografia, vencedor do Prêmio Cepe na categoria Juvenil, com a obra Achados e Perdidos. Pode-se dizer que a obra é uma espécie de diário, que trafega pela crônica, pelo conto, se aproximando em alguns pontos até mesmo do ensaio. “Parte importante da história se desenvolve nas notas de rodapé, usadas como um espaço de fundamental importância no desenvolver da trama. Ali, editores, ilustradores e até mesmo o leitor, se tornam personagens do livro”, ressalta. O título é dividido em três capítulos, que se complementam. A primeira parte apresenta as possibilidades existentes no ato de achar coisas (objetos, ideias, sentimentos). A segunda, por sua vez, mostra todas as tramas e possibilidades existentes no ato de perder. O último trata dos acasos, das imprevisibilidades.

 

O Encontro de Mário, da escritora e professora de oficinas literárias Marcia Cristina Silva, fala de um encontro de afeto e de crescimento, a história de uma amizade entre o menino de rua Mario e o consertador de relógios Gaspar. A narrativa mostra como esse encontro modifica a trajetória dos personagens para sempre. Muito emocionada, a carioca diz que a premiação significa o início de um novo ciclo. “A história mostra como minha vida também foi transformada pelo encontro com a leitura. Sou filha de empregada doméstica. Minha mãe trabalhava para uma família maravilhosa, que resolveu apostar em mim e me dar toda oportunidade de estudo. Hoje estou com pós-doutorado, graças a essas pessoas, que me incentivaram nos estudos e no gosto pelas histórias. Minha família espiritual. O encontro está aí!”, conta.

 

Premiação –  Os vencedores de cada categoria do 3º Prêmio Cepe Nacional de Literatura Infantil e Infantojuvenil são contemplados com R$ 10 mil. Todos terão a obra publicada pela Cepe Editora. Para seleção dos trabalhos, o 3º Prêmio contou com duas comissões de especialistas.

 

Integraram a comissão inicial Gianni de Melo (poesia), Felipe André Silva (romance) e Valentine Herold (conto). A comissão de premiação foi composta por Veronica Stigger (escritora, jornalista, professora e crítica de arte e vencedora do Jabuti), Adelaide Ivánova (fotógrafa, poeta, escritora e vencedora do Prêmio Rio de Literatura) e Jeferson Tenório (escritor e doutor em Literatura). O prêmio de Literatura Infantil e Infantojuvenil teve a avaliação de Adriana Victor (escritora e jornalista); Cícero Belmar (escritor e jornalista) e Ermelinda Ferreira (professora de Letras da UFPE).

 

“Mais uma vez, os prêmios literários da Cepe são uma outra forma de trazer originais e autores de qualidade para o catálogo da editora. Ficamos muito contentes com esse duplo papel dos prêmios: a valorização dos autores e também a oportunidade de publicar as obras que, por motivos diferentes, despertaram algo singular nos integrantes do júri, destacando-se entre outras centenas”, declara o jornalista e editor da Cepe, Diogo Guedes.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *