Logo Jornal Interação

22° Encontro Sesi de Artes Cênicas promove intensa programação que envolve arte e cultura em diversos pontos da cidade de Araxá com o tema “Encontros Memoráveis”.

De 20 a 26 de outubro, Araxá vive encontros memoráveis com a 22ª edição do Encontro Sesi de Artes Cênicas. Com o tema “Encontros Memoráveis – Arte, aqui e agora”, o evento promove cerca de 40 apresentações durante toda esta semana, envolvendo espetáculos de rua, de palco e na escola, oficinas, teatro, circo dentre outros. Como em 2011, este ano, o encontro recebe a curadoria da Cia. Pierrout Lunar, de Belo Horizonte. A abertura do 22° Encontro Sesi de Artes Cênicas aconteceu no último dia 20, no teatro Sesi Araxá, com o espetáculo “À Primeira Vista”, protagonizado pelas atrizes globais Drica Moraes e Mariana Lima.

A história se refere à amizade entre duas mulheres que relatam fatos marcantes sobre o cotidiano. A apresentação celebra o contato, aquele bate-papo de bons amigos, que, às vezes, falta nos dias atuais, porque, em vez de as pessoas privilegiarem o encontro, a maioria prefere colocar “a conversa em dia” pelas redes sociais em twitter e facebook.

O 22° Encontro de Artes Cênicas será realizado até esta sexta-feira, 26. “A expectativa nossa é de causar um grande impacto na cidade, inserindo, no pessoal, aquele ‘vírus da cultura’, que é muito importante. Nós teremos grandes movimentos no Teatro Municipal, aqui no anfiteatro do Sesi, na praça Governador Valadares, nas grandes empresas Vale e CBMM, o movimento será intenso. Espero que a cidade toda se envolva com a gente”, ressaltou o gerente interino da unidade do Sesi Araxá, Júlio César Alves.

De acordo com um de seus curadores, Juarez Guimarães Dias, o tema “Encontros Memoráveis” é de fundamental importância ser desenvolvido para a população “abraçar” o encontro Sesi. “Nós queremos ressaltar ao público que as artes presenciais, teatro, dança, circo e música ao vivo [shows musicais] etc. são um tipo de arte que exige a presença ao vivo e as cores do público e dos artistas. As artes presenciais estão ligadas a esta ideia, de as pessoas terem que sair de casa. A arte presencial vem com a ideia de que o contato ali e agora faz toda a diferença”, disse.

A programação seguiu, ainda com a realização de oficinas e de intervenções como a de Dona Marilene, um dos pontos altos do 22° Encontro Sesi de Artes Cênicas, interpretada pela atriz Lili Castro. “Está tudo muito bonito. O povo de Araxá me acolheu muito bem, pois o povo daqui é bastante educado. Sinto uma vontade de ser uma grande artista, por isso, estou em todos os cantos de Araxá. Estou também à procura de um marido. Será que eu consigo?”, falou, em meio de gargalhadas, Dona Marilene.

Em relação a 2011, outra novidade da programação foi a inclusão do Teatro Municipal nos palcos onde estão sendo desenvolvidas as atrações. Nesta terça-feira, 23, a peça “Por parte do pai”, do grupo “Grupo Teatro Atrás do Pano” atraiu centenas de espectadores, fãs da arte, ao Teatro Municipal. A história consiste em apresentar o olhar de uma criança sobre o mundo ao seu redor, carregada de sentimentos poéticos e revelações existencialistas. Antônio é um menino que experimenta a vida na casa dos avós paternos, onde vive parte de sua infância, como quem lê um livro de memórias. Cheiros, sensações, sonhos, medos e dúvidas constantes permeiam seu cotidiano.

“Nós deixamos um legado da importância de uma família e de uma avó na vida de um neto. É uma história que se identifica muito com o povo mineiro, pois ocorre em uma casa simples, mas muito confortada com amor. Eu adorei ter participado pela primeira vez desta festa tão maravilhosa promovida pelo Sesi e de organização da Pierrout Lunar. A cidade está de parabéns e viva o teatro!”, contou um dos atores da peça, Paulo Thielmann.

A música também teve espaço no 22° Encontro Sesi de Artes Cênicas. No mesmo dia da realização da peça, o grupo de seresta “Música na Janela”, da Escola Municipal de Música Maestro Elias Porfírio de Azevedo, com cerca de 30 integrantes, provocou a lembrança, nos mais saudosos, das antigas canções que, de acordo com os fãs, não tinham malícia, e sim conteúdo, falando de coisas boas, principalmente de amor. “Eu acho bacana estar me apresentando no encontro Sesi, porque é uma janela que se abre para divulgar esse repertório tão antigo, mas que fez sucesso e ainda tem o seu lugar garantido no coração de várias pessoas”, comentou o coordenador do grupo, Danilo Duarte Campos.

Para o serralheiro João Paulo de Jesus Naves, de 40 anos, ter visto um show de grupo de seresta pela primeira vez e ao vivo foi muito emocionante. “Era uma oportunidade que sempre sonhava ter, pois a minha infância foi muito sofrida. Antigamente a gente não tinha essas oportunidades de sair de casa. Eu, por exemplo, só ouvia essas músicas pelo rádio. Hoje [23], fiz questão de vir e acompanhar. Me emocionei muito”, comentou.

Segundo Vânia Maria Alves, professora de crianças especiais, o 22° Encontro Sesi de Artes Cênicas está sendo um dos melhores dos quais ela já presenciou. “Parece que eles estão mais animados, as coreografias estão mais ricas e mais bem elaboradas. Então achei que está melhor que do ano passado”.

Para a educadora Meire Fernandes, Araxá está de parabéns, por promover mais um encontro, segundo ela, “riquíssimo” em atrações. “Principalmente nas coreografias, vi uma grande criatividade, tratando de assuntos de extrema relevância como o meio ambiente. O teatro também está muito interesante de ser visto”.

“É um momento de falarmos sobre cultura, porque, às vezes, a população trabalha muito e não tem a oportunidade de ir a uma peça teatral, não tem como você ir, devido à correria do dia a dia. Nós queremos trazer a cultura para quem não tem esta oportunidade de ir a grandes centros, mas também proporcionar a cultura a quem não está acostumado a está presente em espetáculos teatrais. Estamos no caminho certo e queremos que a cidade se sinta abraçada”, concluiu o gerente interino do Sesi Araxá.

A organização nos passou a informação de que até quarta-feira, 24, mais de dez mil pessoas passaram pelo 22° Encontro Sesi de Artes Cênicas.

Acompanhe a programação do último dia do 22° Encontro Sesi de Artes Cênicas:

Sexta-feira, 26.

20h – Todos os Caetanos do Mundo / Fundação Cultural Calmon Barreto

21h – Commedia dell’ Arte / Fundação Cultural Calmon Barreto

21h30 – Orquestra Mineira de Brega / Fundação Cultural Calmon Barreto

Dona Marilene vai passear por cada pedacinho da nossa querida Araxá em clima de saudade, mas com a certeza de ter levado seu carisma e sua dedicação aos moradores.

O 22° Encontro Sesi de Artes Cênicas teve o incentivo do Ministério da Cultura e o patrocínio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), acompanhados por parceiros como a TV Integração e realização Sistema Sesi Fiemg.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *