Logo Jornal Interação

Araxaense

Nossa egressa é araxaense, filha de Dagmar Sampaio Caetano e de Pedro Caetano.

É casada com Eduardo Rodrigues da Silva e sempre soube aproveitar as oportunidades que surgiram em sua vida.

Inteligente, perspicaz e encantadoramente simples, esta araxaense com traços europeus, tem feito de sua vida uma caminhada de sucesso.

 

 

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Sharon é graduada em Enfermagem, especialista em Formação Pedagógica, em Educação Profissional pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Sabendo da importância da educação continuada, especializou-se em

UTI, com Ênfase em Urgência e Emergência, pela Instituição Educacional do Vale do Itajaí-Mirim (Instituto Passo 1). É também especialista em Enfermagem do Trabalho, pela Instituição Educacional do Vale do Itajaí-Mirim e Instituto Passo 1.

 

OPÇÃO PELO CURSO

Sharon optou pelo curso de enfermagem por vontade própria. Sempre gostou de trabalhos que envolvessem pessoas e então, quando o curso chegou a Araxá, foi a realização de mais um sonho.

Já dizia certo filósofo Confúcio: “Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida”.

 

 

“A enfermagem foi a profissão que escolhi para mim!

Não me vejo fazendo outra coisa! O amor à profissão é tão grande, que tento passar aos alunos um pouco desse amor e dedicação que tenho.

Quando fui fazer o vestibular, uma pessoa foi fundamental para essa decisão, meu marido Eduardo Rodrigues da Silva. Quando em minhas preocupações de como custear o curso, ele foi o primeiro a me incentivar e a acreditar que seria possível a realização desse sonho”.

 

RELATO DA EXPERIÊNCIA ENQUANTO ACADÊMICO

Como acadêmica de enfermagem, nossa egressa foi bolsista durante todos os anos do curso. O estudo foi realizado com grandes dificuldades, próprias de alunos que trabalham para custear seus estudos e enfrentam longas jornadas de trabalho. Mas a determinação era tanta que ela conseguia transpor todas essas barreiras. Venceu muitos desafios e sempre o estudo estava em primeiro lugar em sua vida.

O gosto pelo estudo se ampliou ao ter contato com a gama de conhecimentos provenientes do curso de enfermagem.

“Cada estágio era, para mim, um momento especial de contato com pacientes e com as rotinas da profissão.

Era muito interessante, pois eu gostava da assistência hospitalar, amava a saúde pública, todo lugar onde acontecia o serviço de enfermagem era onde eu gostava de estar. Por gostar de diversos setores, perpassar da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) ao ESF (Estratégia de Saúde da família), proporcionou-me diversas oportunidades profissionais em estágios como prática profissional. Agora percebo o quanto esse curso significou para mim.

Também sempre preocupada com a minha formação técnico-científica eu fazia questão de participar de diversos cursos de aperfeiçoamento e congressos oferecidos pela instituição.

As professoras Telma di Mambro e Maria Celeste de Moura Andrade foram fundamentais para minha formação. Ambas me orientaram na realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

A professora Telma nos passava seu amor pela profissão. Agradeço a ela imensamente por ter contribuído para minha formação humana.

Já a professora Celeste me fez apaixonar pela docência, a tal ponto de me fazer buscar a Formação Pedagógica em Educação por sua inspiração. E atualmente, além de egressa sou professora no curso de Enfermagem do Uniaraxá.

 ATUAÇÃO

Assim que se formou, nossa egressa foi trabalhar na Escola Técnica Santa Edwiges, onde trabalha até hoje, realizando atividade de ensino e supervisão de estágios para o curso técnico de Enfermagem.

Foi convidada para trabalhar pelo SENAC em supervisão de estágios, 2008/2009, e no Uniaraxá atua desde 2009 na docência e na supervisão de Estágios curriculares. Atividade esta a que se dedica integralmente.

Em 2010, até o presente momento, atuou como tutora presencial pela UFMG em Uberaba através da Universidade Aberta do Brasil, numa especialização em Formação Pedagógica em Educação Profissional. Foi um novo desafio atuar em curso de EAD; foi a oportunidade de aliar o uso da tecnologia da informação ao ensino da enfermagem, suas duas grandes paixões.

No UNIARAXÁ, teve oportunidade de crescer profissionalmente, pois foi onde iniciou acompanhando estágios supervisionados e atualmente também é docente nas disciplinas de Urgência e Emergência e Ações Avançadas do Cuidado de Enfermagem.

 

UNIARAXÁ

“Consolidada na cidade como uma escola de vanguarda, preocupada com a excelência no ensino e focada no desenvolvimento dos conhecimentos das habilidades e das competências exigidas pelo mercado profissional moderno.”

Tendo como missão “Promover a educação cidadã para a empregabilidade, a sustentabilidade e o cruzamento de fronteiras”.

Trabalhar com o ensino superior faz parte da ascensão na carreira de todo docente, e o UNIARAXÁ tem me proporcionado oportunidades de crescimento tanto pessoal como profissional!  Como profissional, sinto-me motivada a trabalhar nesta instituição, pretendendo, assim sempre ampliar meus estudos.

Uma das maiores vantagens de se trabalhar no Uniaraxá é porque temos autonomia como docente, sempre podemos contar com os demais profissionais tais como a coordenadora do curso, Camila Borges, Nara Talita (Coordenadora adjunta) e Samira Alessandra (coordenadora dos estágios). Agradeço por contribuírem positivamente para a minha vida profissional.

O Uniaraxá tem crescido constantemente. Presenciei a instituição do Plano de Carreira docente, um ganho para a classe, mérito dessa gestão representada pelo Reitor Prof. Me. Válter Gomes, que muito tem feito em prol do ensino superior de Araxá e Região.

Agradeço muito a oportunidade de fazer parte dessa equipe. Sinto orgulho de trabalhar no Uniaraxá!

NOTA DA ARTICULISTA: A enfermagem é uma arte; e como arte requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso como a obra de qualquer pintor ou escultor. Mas o que é tratar da tela inerte ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo – o templo de espírito de Deus? É uma das mais belas artes, eu quase diria, a mais bela de todas. (FLORENCE NIGHTINGALE-1860)

 

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *