Logo Jornal Interação

Desde que ela foi nomeada para presidir a Fundação Cultural Calmon Barreto de Araxá já sabia que havia sido uma escolha acertada. Acompanhei e registrei seu trabalho à frente de Teatro Municipal de Araxá e o que ví foi um momento de constante ebulição da cultura e das artes cênicas desfilando pelos palcos, praças, centro e bairros de Araxá. Agora, como responsável maior pela conduta, preservação, resgate e exposição da memória de nossa cidade tenho certeza que Cynthia fará o melhor mesmo diante de um momento tão difícil para artistas e pessoas ligadas ao meio. Até porque para conduzir, é preciso conhecer o caminho, e arte é uma coisa que ela conhece bem. Sempre mostrou sua capacidade como entrevistadora, pintora, promotora de eventos conduzindo tudo de forma leve, com razão, sensibilidade e acima de tudo com muito profissionalismo. Características estas que ela já começou a aplicar em sua gestão à frente da FCCB. Em apenas um semestre de atuação, sua capacidade já começa a se fazer presente. Consciente da impossibilidade da realização de eventos de abrangência pública como ela sempre fez, ela vem preparando a casa para quando isso for possível. Organizando e ampliando espaços de visitação melhorando o acesso tecnológico ao acervo já existente e ampliando o conteúdo de forma significativa para reforçar toda sua estrutura para um breve retorno.

E ao mesmo tempo em que pensa na estrutura de concreto ela se preocupa também com a estrutura emocional de toda a classe que representa buscando através das leis Aldir Blanc e a recém  criada Lei Calmon Barreto de Araxá ( que contou com sua participação direta) uma forma de amparar e retribuir o trabalho daqueles que sempre estiveram ligados às atividades culturais de nossa cidade. Tudo isso sem perder o foco nas questões importantes de uma boa gestão que é conduzir tudo de forma harmônica com os princípios de economia, qualidade, eficiência e acessibilidade.

A junção dos museus Calmon Barreto e Memorial de Araxá em um espaço mais adequado, muito além das questões de economia com a redução de aluguéis, trará mais oportunidade de acesso às pessoas, visibilidade ao conteúdo de exposição e oportunidade de grandes realizações utilizando como pano de fundo a grande beleza natural do novo espaço. Afinada com as artes como sempre foi, Cynthia estende sua batuta também sob a Escola de música e mesmo de forma virtual mantem uma orquestração suave mas constante enquanto espera a oportunidade de se elevar em grandes concertos que certamente ainda virão.

Tenho certeza de que com Cynthia à frente da FCCB a arte e cultura em nossa cidade estarão em boas mãos e com certeza fará história na forma de se conduzir e se destacar mesmo em meio a momentos tão adversos como os que enfrentamos.

 

Domingos Antunes Guimarães                                                                       Jornalista – escritor e publicitário.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *