Logo Jornal Interação


,
Polvilho doce, leite, óleo, sal, ovos e queijo. A simplicidade da receita esconde um patrimônio dos mineiros: o modo de fazer a iguaria mais tradicional do Estado. O pão de queijo é símbolo de Minas Gerais. Obrigatório nos fins de tarde nos quatro cantos do Estado, onde ganha toques regionais. São dezenas de variações, muitas incluem até outros ingredientes; mas qual é a melhor receita? Um concurso que será realizado durante o Festival Gastronômico Saberes e Sabores de Araxá quer responder essa pergunta e promete mexer com o paladar dos mineiros. “O jeito de fazer, as receitas repassadas por gerações, os ingredientes secretos, fazem alguns pães de queijo serem únicos de verdade. A gente quer conhecer e saber se eles são bons mesmo, por isso propomos essa competição que vai escolher o melhor pão de queijo de Araxá e região”, explica Elisa Baião Macêdo, presidente da Fundação Cultural Acia (Facia).
E a competição será tão acirrada que foram abertas 25 inscrições de pães de queijo tradicionais, de qualquer lugar de Minas Gerais e em menos de um dia todas as vagas já tinham sido preenchidas. Pelas regras, os participantes selecionados deverão levar o pão de queijo pronto no dia do concurso (14/05) ao local do evento, sem nenhuma informação que o caracterize. Os produtos serão analisados por uma comissão formada por especialistas e que avaliará critérios como sabor, aroma, textura, formato e apresentação. Os três candidatos com maior pontuação na avaliação dos jurados serão considerados vencedores e receberão uma premiação. O anúncio do melhor pão de queijo será feito no mesmo dia, logo após a apuração dos votos. O Festival Saberes e Sabores de Araxá será realizado este ano entre os dias 11 e 15 de maio, quarta a domingo. Uma grande estrutura é montada no Parque do Barreiro.
O Festival Saberes e Sabores de Araxá é promovido pela Fundação Cultural Acia (Facia) e tem o patrocínio máster da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), através da Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo. Patrocínio: Mart Minas, Rio Branco Combustíveis e Zema. Apoio: Prefeitura Municipal de Araxá, Fundação Rio Branco, Click Telecom e Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá – ACIA. O concurso de Pão de Queijo tem o grupo Zema como patrocinador especial.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *