Logo Jornal Interação

Saigon

O cantor carioca Emílio Santiago

 

Um dos maiores sucessos de Emílio Santiago, ‘Saigon’ é uma bela música interpretada na excepcional voz do cantor carioca. A música foi gravada em 1989, no disco ‘Aquarela Brasileira 2’.

O cantor frequentou a Faculdade Nacional de Direito, na década de 1960, inicialmente para se tornar um advogado. Ao decorrer do curso, Emílio desejou ser diplomata, pois o incomodava o fato de não existirem negros nos quadros do Itamaraty. Emílio já cantava nos bares da faculdade, em roda de amigos, apenas por diversão. No início, não queria se tornar um cantor profissional e tampouco pensava nisso. Quando as inscrições do festival de música da Faculdade foram abertas, os amigos de Emílio o inscreveram sem que ele soubesse. Emílio participou e venceu o concurso, chamando a atenção dos jurados, dentre eles, Beth Carvalho. A partir daí, sua presença em festivais estudantis era frequente, ganhando todos os concursos dos quais participava.

A música já falava mais alto na vida de Emílio, porém, ele concluiu o curso de Direito por insistência de seus pais. Nessa mesma década, participou de um conceituado programa de auditório, chegando às finais no programa de Flávio Cavalcanti, na extinta TV Tupi. Trabalhou como vocalista da orquestra de Ed Lincoln, além de muitas apresentações em boates e casas noturnas no Rio de Janeiro. Em 1973, lançou o primeiro compacto pela gravadora Polydor, que o levou a uma maior participação em rádios e programas de televisão.

Uma grande fase de sucesso do cantor iniciou-se em 1988, com o lançamento do LP Aquarela Brasileira, pela Som Livre, um projeto especial dedicado exclusivamente ao repertório de música brasileira. Inicialmente, planejava-se lançar apenas um LP, mas devido à grande repercussão e ao sucesso, foram lançados sete trabalhos da série Aquarela Brasileira. O projeto ultrapassou a marca de quatro milhões de cópias vendidas. Nessa época, gravou músicas que se tornaram sucessos como o nosso tema de hoje, ‘Saigon’, e ‘Verdade Chinesa’, em ‘Aquarela Brasileira 3’ (1990).

Lançou também outros projetos como um tributo ao cantor Dick Farney (Perdido de amor, de 1995) e regravando clássicos do bolero hispânico (Dias de Luna, de 1996).

 

Veja abaixo os belos versos de ‘Saigon’:

 

“Tantas palavras
Meias palavras
Nosso apartamento
Um pedaço de Saigon
Me disse adeus
No espelho com batom

Vai minha estrela
Iluminando
Toda esta cidade
Como um céu
De luz neon

Seu brilho silencia
Todo som
Às vezes
Você anda por aí
Brinca de se entregar
Sonha pra não dormir

E quase sempre
Eu penso em te deixar
E é só você chegar
Pra eu esquecer de mim

Anoiteceu!
Olho pro céu
E vejo como é bom
Ver as estrelas
Na escuridão
Espero você voltar

Pra Saigon.”

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *