Logo Jornal Interação

Coluna do Francisco Géa

3//10/2019- 13:16

PorEditor1

out 3, 2019

“DIA 19 DE JULHO O DIA DO CINEMA NACIONAL”

Francisco José Géa

Parte 01

 

“DATA COMEMORATIVA”

Do nosso cinema, também tem o seu dia, o qual é comemorado no dia 19 de julho, que foi o dia em que se realizaram as primeiras filmagens no Brasil, exatamente no ano de 1898.

 

“OS PIONEIROS”

Foram os cinegrafistas FONSO e ROBERTO SEGRETO, juntamente com seu irmão mais velho, o empresário PASCOAL SEGRETO, que estiveram na França, em Paris, e de lá trouxeram uma câmara filmadora, que era uma recente invenção dos irmãos LUMIÉRE, os inventores do cinema, e neste dia filmaram algumas cenas da Baia de Guanabara, na cidade do Rio de Janeiro, por isto ficou convencionado que o dia 19 de julho, seria considerado como o DIA DO CINEMA NACIONAL.

“AS PRIMEIRAS SESSÕES CINEMATOGRÁFCAS NO BRASIL”

Aconteceram na cidade do Rio de Janeiro, aconteceram 2 anos, antes das primeiras filmagens, elas foram realizadas em sessões corridas, dentro do recinto do Palácio do Catete, no ano de 1896, por intermédio de apenas um projetor, que também era uma invenção dos irmãos Lumieré, que aqui estiveram mostrando o seu invento do qual o mesmo levava o estranho nome de “OMNILOGRAPHO”.

 

“O 1º CINEMA DO BRASIL”

Levava o nome de CINE-GLÓRIA, e o mesmo localizava-se na cidade do Rio de Janeiro, na Rua do Ouvidor, no centro daquela cidade, o qual possuía a capacidade para apenas 200 lugares, sendo que o negócio foi tão lucrativo, que o proprietário do cinema, o Sr. PASCOAL SECRETO, logo arranjou um sócio, o Sr, JOSÉ ROBERTO CUNHA SALES, e foi quando eles tiveram a idéia de fundarem a 1ª rede de cinemas do Brasil, e foi quando eles abriram diversas salas, de cinema por todo o Brasil, principalmente nas cidades do Rio de Janeiro e em São Paulo, acontecimento este que se deu no dia 29 de janeiro de 1911.

 

( continua na próxima edição )

 

 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *