Logo Jornal Interação

 

Comentários sem Fronteiras

 

Uma tarde de aprendizado e muita energia positiva…

Recentemente, por força de algumas pesquisas que realizávamos para o Memorial da Comunicação e Escrita Mauricio Rosa, tivemos a oportunidade e o privilégio de passarmos uma tarde em companhia de D. Lygia Cardoso Maneira. E o sentimento que tivemos desse encontro foi de pura gratidão e gratificação.

Não só pela receptividade maravilhosa que tivemos em sua residência, mas acima de tudo pelo grande aprendizado que extraímos deste bate papo incrível com direito ao chá da tarde e presentes significativos de nossa anfitriã.

Entre eles uma cópia de seu CD “Festas da Vida” uma obra prima musical, idealizado por ela para presentear a família. E que presente. Uma viagem musical de excelente bom gosto onde a perícia de D. Lygia com os teclados nos leva ao deleite com grandes clássicos como O Despertar da montanha, Apanhei – te Cavaquinho, Branca, Tico tico no Fubá entre outras. Mostrando que sua intimidade com os teclados adquirida desde a infância não se prende somente aos clássicos de Chopin que ela interpreta com maestria, nesta coletânea ela desliza sua versatilidade por grandes obras nacionais. Outra habilidade de D. Lygia e que voltaremos ao assunto brevemente de forma mais ampla é sua veia de pintora, cujas obras pudemos apreciar e escolher tantas este quadro   que além de representar o local onde a artista nasceu resgata com sua beleza e apurado cuidado nos detalhes um dos inúmeros casarões que se perderam junto com sua história em Araxá. Este no caso ficava alí quase esquina com a Olegário Maciel abaixo do Hotel Casino. Poderiamos ficar aqui desfilando uma série de elogios à D. Lygia e ainda ficaríamos devendo muito de sua capacidade artística e também do grande ser humano visível a todos que com ela convivem. Mas preferimos nos manter dentro do foco do CD recebido e cujo agradecimento expressamos através das palavras de Walter R. Cardoso, maestro, pianista, compositor entre outras habilidades do qual nos permitimos reprisar aqui alguns trechos ditos sobre nossa artista e que definem bem o que acabamos de comentar aqui: “ Lygia Cardoso Maneira é sinônimo de cultura, elegância e simplicidade. …não é apenas uma grande dama da fina sociedade de Araxá, mas também uma brilhante estrela no firmamento artístico do nosso querido Brasil.” Precisa dizer mais? Obrigado D. Lygia, acredito que Araxá se junta a nós neste momento!

 

 

Restauração de embarcação

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), informa que assumiu integralmente a restauração do Vapor Benjamim Guimarães, embarcação histórica localizada no município de Pirapora, no norte do estado. A decisão foi tomada em função da falta de repasses de recursos financeiros em convênio firmado entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Iepha, até então encarregado pela contratação e execução da obra. Em breve serão divulgados orçamentos e novo cronograma para a continuação da obra. (Jornal MG Turismo – Belo Horizonte)

 

Mandioca orgânica e biofortificada

Agricultores familiares de sete municípios mineiros estão participando de uma pesquisa sobre o cultivo de mandiocas orgânicas e biofortificadas. O trabalho é resultado de uma parceria entre a Emater-MG e pesquisadores da Embrapa Cerrados, que desenvolveram as novas espécies, por meio de um melhoramento genético. As variedades de mesa utilizadas na pesquisa são consideradas biofortificadas por terem uma qualidade nutricional melhor. Elas possuem raízes de polpa amarela, rica em betacaroteno, precursor da vitamina A. A substância é um antioxidante e atua para o bom funcionamento da visão, entre outras funções. Também têm raízes de polpa rosada, rica em licopeno, outro carotenoide antioxidante. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)

 

Inca estima 177 mil casos de câncer

Os raios solares possuem maior incidência durante o verão. Nesta época, um item indispensável e grande aliado para prevenção da doença é o protetor solar. Segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), o Brasil dever registrar 177 mil novos casos de câncer de pele em 2022, sendo o tipo não melanoma o mais incidente. A pesquisa tem como base as informações geradas pelos Registros de Câncer de Base Populacional (RCBP) e o Sistema de Informações Sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde. (Edição do Brasil – Belo Horizonte)

Proteínas Vegetais em Alta

36 Milhões de Pessoas Optaram por Categoria

Entre setembro de 2020 e de 2021, 36 milhões de brasileiros consumiram proteínas vegetais. As informações são do painel Usage Foods & Beverages, da empresa de dados Kantar. Segundo a pesquisa, os maiores consumidores de proteínas vegetais, a exemplo de soja, lentilha e grão de bico, são provenientes das classes ABC (89%) e maiores de 35 anos (52%).  Apesar de o hábito ser o maior motivo para o consumo (49%), a saúde (22%) e o prazer/desejo por algo diferente (27%) também destacam-se como razões para consumo dessa categoria.(Jornal Giro News)

 

Aos amantes da Literatura não custa nada reforçar este convite para amanhã…

O Flipoços representará o Brasil e América Latina no dia 05 de fevereiro ao vivo no Festival de Bergen da Noruega. O público poderá assistir aos 12 principais Festivais de Literatura do Mundo, direto da Urca

A segunda edição do Festival de Literatura do Mundo, realizada pelo Festival de Bergen, da Noruega (LitFestBergen), vai reunir em um só dia, os doze principais festivais de Literatura do Mundo. Para representar o Brasil e América Latina, a curadoria do evento convidou o Flipoços, Festival Literário Internacional de Poços de Caldas/MG, que neste ano chega a sua 17ª edição.

 

 

 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *