Logo Jornal Interação

Coluna da Naima

28//04/2022- 16:14

PorEditor1

abr 28, 2022

Sororidade

A palavra sororidade vem do latim, soror, que significa irmã, portanto, carrega a ideia de irmandade feminina. É um substantivo feminino e um conceito, em construção, sobre empatia, solidariedade e acolhimento entre mulheres.
Muitas vezes, o termo sororidade é erroneamente interpretado como se, por obrigação, as mulheres devessem gostar de todas as outras mulheres. Mas essa não é a questão, o termo refere-se sobretudo a ter empatia e sobre o exercício de cada mulher se colocar no lugar umas das outras, respeitando seus respectivos contextos.
A essência da sororidade é a união entre as mulheres. Então, praticar a sororidade também é parar de sustentar ideias que incitam a rivalidade do gênero feminino. Reflita: quantas vezes você já se pegou julgando uma mulher pelo que ela estava vestindo ou pelo que ela fala? Quantas vezes você já ouviu que as mulheres não se gostam de verdade e só querem competir… Muitas pessoas já ouviram frases como “Não dá para confiar em mulheres” ou “Mulher se arruma para outra mulher”. Frases como essas produziram nas mulheres algo como uma “auto sabotagem”, fazendo com que elas não se reconheçam umas nas outras e mantenham essa competição constante. Essa rivalidade está tão enraizada que na maioria das vezes passa despercebida e é enxergada como algo natural.
Em casos de assédio, por exemplo, quando uma mulher faz uma denúncia sozinha, é comum que existam inúmeros questionamentos sobre a legitimidade de sua fala. Quando várias mulheres se unem em uma situação como essa, provável que alguma providência seja tomada.
Como praticar?
Não julgue mulheres por ter atitudes diferentes da que você teria. Não julgue uma mulher pela escolha da sua roupa, seu corpo, seus relacionamentos. Ainda menos pela escolha que fizeram ser dona de casa ou trabalhar fora, se optou por ter ou não ter filhos.
Respeite a escolha de cada uma.
Fale coisas boas. Elogie e enalteça sempre.
Incentive o trabalho de outra mulher. Quando uma mulher compra, divulga e incentiva o trabalho de outra, isso a ajuda seu trabalho a crescer e ter novas oportunidades. É uma forma de se fortalecer.
Compartilhe seu conhecimento com outra. Cada uma tem seus próprios objetivos e há lugar para todas.
Encorage e indique oportunidades para outras mulheres;
Ofereça ajuda para mulheres que estão sobrecarregadas;
Pare de enxergar mulheres como adversárias. Comparar corpos e atitudes de outra mulher não fará você ter mais valor. Cada uma é um ser único.
O mais importante é refletir sobre suas críticas aprender e modificar a partir delas. A maioria certamente não seriam feitas a um homem.
Trouxe esse tema não porque março foi o mês internacional da mulher, mas que sejam todos os dias feitos para conectar e fortalecer mulheres umas com as outras. Sororidade é exercitar um cuidado e um olhar amoroso em uma rede de apoio entre todas as mulheres sejam amigas, desconhecidas, especialmente a atual do ex e a sogra.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *