China anuncia tarifas adicionais de 34% sobre os EUA e acirra guerra comercial
Pequim também anunciou que está adicionando várias entidades dos EUA a uma lista de controle de exportação e classificando outras como uma entidade "não confiável" The post China anuncia tarifas adicionais de 34% sobre os EUA e acirra guerra comercial appeared first on InfoMoney.


A China anunciou tarifas adicionais de 34% sobre os produtos dos Estados Unidos nesta sexta-feira (4), a mais séria escalada em uma guerra comercial com o presidente norte-americano, Donald Trump, que alimentou os temores de uma recessão e desencadeou perdas generalizadas nos mercados globais de ações.
Pequim também anunciou que está adicionando várias entidades dos EUA a uma lista de controle de exportação e classificando outras como uma entidade “não confiável”.
Nações que vão do Canadá à China prepararam retaliações em uma guerra comercial crescente depois que Trump elevou as barreiras tarifárias dos EUA ao seu nível mais alto em mais de um século nesta semana, levando a uma queda nos mercados financeiros mundiais.
No Japão, um dos principais parceiros comerciais dos Estados Unidos, o primeiro-ministro Shigeru Ishiba disse que as tarifas criaram uma “crise nacional”, uma vez que a queda nas ações do setor bancário na sexta-feira colocou o mercado acionário de Tóquio no rumo de sua pior semana em anos.
O banco de investimentos JP Morgan disse que agora vê 60% de chance de a economia global entrar em recessão até o final do ano, em comparação com 40% anteriormente.
Mercados cedem novamente
Os futuros dos principais índices de Wall Street recuavam de forma acentuada, sinalizando mais perdas na última sessão da semana, após o anúncio de retaliação chinesa.
O futuro do S&P 500 caía 2,43%, enquanto o contrato futuro do Nasdaq 100 tinha queda de 2,63%, e o futuro do Dow Jones recuava 2,4%.
“Se a incerteza tarifária persistir ou se as negociações com os parceiros comerciais não forem bem-sucedidas, os riscos de queda (do S&P 500) até 5.000 pontos se tornarão reais”, observaram estrategistas do UBS Global Research, à Reuters.
As ações de bancos caíam ainda mais nesta sexta-feira, com o setor sob pressão globalmente, já que os investidores previram mais cortes nas taxas de juros dos bancos centrais e um impacto das tarifas sobre o crescimento econômico.
O Bank of America, o JPMorgan Chase e o Citigroup recuavam cerca de 2% nas negociações pré-mercado.
Moeda de troca
O anúncio da China veio pouco após Trump comentar a jornalistas a bordo do Air Force One que estaria disposto a aliviar a bomba tarifária imposta aos chineses em troca da aprovação da venda do Tiktok.
“A China provavelmente dirá ‘vamos aprovar o acordo, mas vocês fariam algo sobre as tarifas?’”, disse Trump, segundo o Financial Times. “As tarifas nos dão grande poder de negociação.”
O presidente americano também vem enfrentando pressões domésticas por conta da alta tarifa aplicada à China. Na quinta-feira, o influente grupo jurídico New Civil Liberties Alliance (NCLA), financiado por apoiadores conservadores, entrou com um processo contra Trump por conta das tarifas contra a China.
(com Reuters)
The post China anuncia tarifas adicionais de 34% sobre os EUA e acirra guerra comercial appeared first on InfoMoney.
Qual é a sua reação?






