Logo Jornal Interação

2021 marca a entrega do complexo à comunidade de Araxá e região. Para isso 44 pessoas trabalham em ritmo acelerado no canteiro de obras. No momento estão sendo feitos os serviços de revestimento, pintura, montagem de palco, instalação de equipamentos de segurança, sistema de climatização e acabamentos elétricos.

Durante toda a construção foi adotada a política de valorização do comércio local. “ Agindo assim contribuímos para a economia local, impulsionando o desenvolvimento regional. Desenvolvimento este, que poderá ganhar ainda mais força quando o centro entrar em funcionamento”, destaca o reitor do UNIARAXÁ, José Oscar de Melo.

Mais de 30 empresas de Araxá prestaram serviços, gerando emprego de renda para cerca de 500 trabalhadores e suas famílias. Para Fabricio Borges Oliveira, presidente da Fundação Cultural de Araxá, mantenedora da universidade, nesse projeto arrojado toda comunidade ganha. “Entendemos que cooperar com o fortalecimento da atividade econômica local é um dos nossos papéis. E cada empresa envolvida representa isso e merece nosso incentivo e apoio”.

A construção do Centro Cultural UNIARAXÁ nasceu da necessidade de dotar Araxá e região de espaço amplo, capaz de abrigar grandes espetáculos e eventos, com um equipamento cultural entre os melhores no cenário nacional.

TEATRO

A imponência e simetria arquitetônica dos prédios chamam atenção e foi inspirada nos paredões da Serra da Canastra. O teatro terá capacidade para 640 lugares, sendo 510 na plateia e 130 no mezanino. Palco com 14 metros de profundidade, numa área superior a 3 mil metros quadrados. A estrutura será única na região de Araxá e ali poderão ser realizados qualquer tipo de espetáculo e evento.

O estilo do palco é à italiana, o mais difundido devido a sua praticidade nas montagens de cenário e iluminação. Foram elaborados projetos de acústica, iluminação e cenotecnia com consultorias especializadas, de renome e com experiência nesse segmento.

BIBLIOTECA

A nova unidade terá dois pavimentos com capacidade para 320 pessoas, espaço para 40 computadores, sala multiuso, brinquedoteca e ainda uma área para exposições. A biblioteca do Centro Cultural UNIARAXÁ nasce com a proposta de ser um local de convergência, com opções interativas para todas as idades.

Atualmente são cerca 60 mil livros,mas a previsão é que o acervo alcance 70 mil no novo prédio. Espaço não vai faltar já que a futura sede terá 2 mil metros quadros com capacidade para 100 mil livros. “Com equipe capacitada e serviços diferenciados queremos ampliar a qualidade do atendimento de alunos e comunidade”, explica Maria Clara Fonseca, diretora da biblioteca.

TECNOLOGIA E ACESSIBILIDADE

Os prédios do teatro e da biblioteca são integrados por uma passarela e possuem espaço para exposições, performances e instalações. Na sua distribuição pensou-se na funcionalidade e conforto para o suporte técnico operacional. Na construção foram usadas modernas técnicas em todas as etapas, visando conforto e segurança do público. Começando da estrutura de sustentação em sistema modelado, parecido com o jogo de montar Lego. O teatro por exemplo, recebeu cuidados especiais com fechamentos laterais termo isolantes e entre as telhas camadas de lã de vidro que reduz a propagação do som.

O Centro Cultural UNIARAXÁ cumpre as normas de acessibilidade e segurança. O espaço terá acessibilidade com rampas e elevadores e atenderá todas as exigências do Corpo de Bombeiros que inclui utilização de materiais antichamas.

Depois de pronto, o Centro Cultural UNIARAXÁ será um marco, uma referência para a região, se consolidando como um polo de convergência, gerando conhecimento, cultura e entretenimento. Foram investidos na obra cerca de 25 milhões de reais. A construção está sendo viabilizada por meio de parceria com o Ministério da Cidadania, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e patrocínio da CBMM- Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração.

Mais informações com

Assessoria de Imprensa do Centro Cultural

Luiz Humberto França

34- 99810 9955

luizhumberto.fran@gmail.com

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *