Logo Jornal Interação

 Em 2012, a unidade completa 20 anos, com a realização de uma solenidade que valorizou o passado e planejou o futuro da instituição na cidade de Araxá.

O Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet) comemorou 20 anos de atuação em Araxá, na tarde da última sexta-feira, 30. A solenidade foi realizada em seu campus e reuniu diretores, políticos, empresários e outros convidados. Atualmente, o Cefet tem mais de mil alunos, que estudam na unidade em quatro cursos técnicos – Mecânica, Eletrônica, Mineração e Edificações –, e dois cursos superiores [Engenharia de Automação Industrial e Engenharia de Minas].

De acordo com o diretor do Cefet Araxá, Vicente Donizetti da Silva, a unidade completou 20 anos de atuação porque lutou bastante para atualmente ser uma das grandes referências de ensino superior na cidade. “Na área construída, a gente saiu de cerca de 10 mil m2 para 25 mil m2. Então é um prazer esse crescimento, além do que, é uma escola aberta, que tem uma experiência de não só receber o pessoal da faixa etária, dos meninos que provêm da 9ª série, mas também com os adultos que concluíram o 2° grau. Essa mistura com os alunos de faixas etárias diferentes engrandece a unidade”, disse.

Na solenidade, Vicente Donizetti ainda colocou que o Cefet atualmente já está oferecendo um curso preparatório para o vestibular da unidade, que ocorre na metade deste ano, em uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com a participação de 170 alunos oriundos do Ensino Médio da rede municipal. Outra novidade é a confirmação do curso de Engenharia Civil, em nível de graduação.

“Estamos felizes de ocupar este espaço da educação pública federal, gratuita e de qualidade. A unidade de Araxá começou a funcionar com seis prédios, hoje temos 11, já partimos para a construção do 12º, as obras do 13º já estão em fase de licitação, e o 14º já está sendo projetado”, complementou.

O atual diretor também destacou a programação oficial a ser desenvolvida pelo Cefet para 2012, com destaque para a realização da 1ª Olimpíada de Robótica, em outubro. Mais informações no site oficial da instituição no www.cefetmg.br.

História do Cefet Araxá

Durante a solenidade, houve uma apresentação da linha do tempo do campus Araxá. Uma retrospectiva humana que fugiu da tradicional história oficial. Com uma leitura do passado nova ao articular aspectos da vida cotidiana no contexto da temporalidade, esse trabalho foi feito pelas funcionárias Alayne Carvalho e Rosângela Prado.

O primeiro diretor do Cefet Araxá, Paulo Márcio Nesralla, em 1992, [que naquele ano era Uned Araxá], comentou que quando pensou em se criar uma escola pública para a cidade, pensou em uma que oferecesse ensino de qualidade e gratuito. “Ao ingressar na escola técnica de Belo Horizonte e depois se transformar em Cefet, eu pude fazer um projeto que interiorizasse a educação tecnológica. Eu pensei: ao descentralizar Minas Gerais, a região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba poderia ser agraciada com a unidade na cidade de Araxá, oportunizando às pessoas mais carentes terem um ensino gratuito e de qualidade”, contou.

O diretor geral do Cefet – MG, Márcio Silva Basílio, lembrou que a unidade do Cefet Araxá, como a de Leopoldina, foi uma das primeiras a serem instaladas no Estado. “É a segunda unidade nossa. A primeira é a de Leopoldina, que comemorou 25 anos na semana do dia 23 de março e junto com a de Leopoldina, as duas foram um marco na história das escolas técnicas dos Cefets pelo Brasil. E nesses 20 anos da história da unidade do Cefet em Araxá, ela cresceu. Hoje Araxá é a nossa maior unidade, fora da sede.  São quatro cursos técnicos, dois cursos superiores, isso prova que o modelo deu certo. E a gente tem a intenção de investir cada vez mais nesta interiorização, porque a gente entende a carência, a necessidade e o papel social do Cefet fora da sede, em Belo Horizonte”, finalizou.

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *