Logo Jornal Interação

Implantado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e tendo como uma de suas principais patrocinadoras a CBMM, o Projeto Escola de Voleibol – “Meninas de Ouro” realiza a iniciação esportiva de crianças e adolescentes de 7 a 16 anos como ferramenta de inclusão e desenvolvimento sociocultural nas cidades de Araxá e Sacramento, em  Minas Gerais.

O projeto teve início no ano de 1997 na cidade de Sacramento, contando com grande incentivo da Prefeitura Municipal. Durante o ciclo de 1997 – 2004, atletas da União Recreativa Sacramentana (URS) estiveram entre as principais equipes do estado de Minas Gerais e, em duas oportunidades, representaram a Seleção Mineira no Campeonato Brasileiro de Seleções.

Em 2017, quando, até então, o tradicional projeto do Triângulo Sul mineiro era executado pela URS, houve uma união de forças com uma equipe de Araxá, conduzida por duas profissionais muito especiais e competentes, Aurea Barreto e Andrea Vizcarra. Na época em que os dois projetos se uniram, a equipe de Araxá já estava inclusive disputando o campeonato mineiro e se destacando entre as principais equipes do estado.

Foi então que em 2018 o projeto Meninas de Ouro se consolidou por meio do apoio da CBMM. De maneira geral, o objetivo do projeto é identificar e beneficiar novos talentos no meio do esporte não profissional, incentivando as jovens a aprimorar seu rendimento em conjunto com sua família e comunidade. O Projeto Meninas de Ouro passa, assim, a ser visto como uma iniciativa tradicional dentro do vôlei feminino do Triângulo Sul mineiro.

 

Transformar Vidas

A partir do contato com os treinos esportivos, as meninas e jovens passam a criar

 

De acordo com Maria Bethânia Silva Melo, fundadora e responsável pelo projeto, “ são vínculos indissolúveis que permanecem para a vida inteira.” Desde de 2018, a parceria com a CBMM vem proporcionando essa prática mágica que é o esporte voleibol, trazendo momentos de muita alegria e superação.  Por meio do esporte mudamos a vida  das crianças, proporcionando um futuro muito melhor”.

 

Hoje, 180 alunas participam de treinamentos diários, o que se desdobra em “uma rotina que traz muito aprendizado, preenchendo os dias de nossas atletas com muitos desafios”, aponta a fundadora, que também já atuou como técnica.

O esporte coletivo, além de promover benefícios físicos como melhoria da capacidade motora e do sistema cardíaco, também transmite, especialmente às crianças e jovens, valores que serão indispensáveis na vida adulta. Alguns exemplos são: comunicação, respeito, auto-estima, liderança e trabalho em equipe. 

 

Alimentando Sonhos

 Para as “Meninas de Ouro” que estão iniciando sua trajetória na Escola de Voleibol, a esperança de se tornar uma das “gigantes” do esporte nacional é cada vez mais pulsante. Isto porque o projeto “Meninas de Ouro” tem o histórico de formar atletas que passaram por lugares como:

 

Camila Brait, Menina de Ouro Olímpica

 

Aluna do projeto dos 7 aos 15 anos de idade, a atual líbero da Seleção Brasileira de Voleibol Camila Brait (32) representou o projeto “Meninas de Ouro” nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Camila compôs o time que disputou a final com os Estados Unidos e trouxe a medalha de prata para o Brasil .

Maria Bethânia, responsável pelo projeto, revela que o fato os deixa “orgulhosos e felizes em fazer parte dessa grande conquista de nossa atleta”.

 

 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *