Logo Jornal Interação

 

Evento inaugural marcará o início dos trabalhos de aculturamento de prevenção em Araxá, com foco na comunidade escolar

 

A COMPDEC (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil), em cooperação com a Secretaria de Educação de Araxá, Corpo de Bombeiros e a CBMM, irá realizar no dia 11 de novembro, às 14h, uma Aula Inaugural sobre Cultura de Prevenção de Riscos, na Escola Municipal Professora Romália Porfirio de Azevedo Leite, localizada no bairro Aeroporto, em Araxá. O evento será voltado para alunos do 4º ano do Ensino Fundamental.

 

A ação preventiva de riscos tem o objetivo de evitar o impacto adverso de ameaças, ampliando a segurança da cidade. Faz parte também da missão dos serviços da Defesa Civil, com o intuito de preparar a comunidade para o enfrentamento de riscos do cotidiano. A iniciativa da COMPDEC conta com a CBMM e o Corpo de Bombeiros como aliados e agentes de mudança no território araxaense, com foco no público escolar.

 

“As crianças e os adolescentes estão em um dos grupos que mais sofrem acidentes domésticos, e a cartilha vem no momento oportuno para ensinar para elas como agir caso alguma situação aconteça. A proposta com linguagem didática vai proporcionar aos pequenos a compreensão de forma simples e, também, vai auxiliar eles a repassar para os irmãos menores. Avalio a iniciativa como uma preocupação natural com esse tipo de problema. E com o projeto da CBMM vai despertar nesses jovens a consciência em estar preocupados em participar do dia a dia, do cotidiano mesmo, de forma consciente. Trazendo-os para mais próximo da comunidade e integrando forças”, comenta Mauro Chaves, coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil.

 

 

Lançamento da cartilha

 

A campanha de proteção de riscos empreendida pela CBMM, Corpo de Bombeiros e COMPDEC contempla a produção de uma cartilha que promove a cultura de prevenção para o público infanto-juvenil. O guia, que foi produzido pela CBMM, pretende levar à comunidade escolar um compilado de informações didáticas sobre como se proteger de perigos como choques elétricos, queimaduras, afogamento e intoxicação.

 

O material também inclui conteúdos lúdicos que facilitam o aprendizado sobre como lidar com situações de riscos. A cartilha será impressa e distribuída para alunos de escolas rurais parceiras do projeto de Educação Ambiental da CBMM “Cientistas do Cerrado”, bem como aos alunos que comparecerem à Aula Inaugural do dia 11.

 

“Trabalhar em colaboração com a Defesa Civil, Prefeitura Municipal de Araxá, Secretaria de Educação, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar e Ambiental, diante do desafio de ampliar o acesso à informação e educar crianças e adolescentes, é muito importante para nós. A companhia reforça o seu compromisso com as ações em Educação Ambiental em Araxá, transformando o futuro da comunidade”, diz Rogério Contato Guimarães, Diretor Industrial da CBMM.

 

 

Aulas presenciais e online

 

Além da produção da cartilha, a parceria entre a CBMM, Corpo de Bombeiros e a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil engloba outras ações de caráter educativo. A partir do conteúdo informativo, serão realizadas duas aulas presenciais e, também, a produção e lançamento do 2º episódio de videoaulas elaborado pela equipe de Educação Ambiental da CBMM. As videoaulas serão exibidas pela TV Araxá Educa (canal 12.2 de TV aberta) e disponibilizadas no canal da CBMM no Youtube.

 

No total, serão produzidas 10 videoaulas baseadas em temas socioambientais e nas tecnologias do nióbio.

 

 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *