Logo Jornal Interação

Urologista da Unimed Araxá explica sobre o diagnóstico e o tratamento da doença

A campanha Novembro Azul completa dez anos em 2021 com um alerta: segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos pela doença.
Segundo o urologista Daniel Angotti Akel a próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino que se localiza abaixo da bexiga.  “​A próstata é um órgão cuja função é a produção das secreções que promovem a nutrição dos espermatozóides e, portanto, a reprodução humana. Além do câncer de próstata este órgão pode ser foco de outras doenças como a hiperplasia prostática benigna e as prostatites”, explica.
​Ainda de acordo com o médico, o câncer de próstata tem alta incidência entre os homens. Estudos indicam a probabilidade de um a cada seis homens desenvolverem o tumor ao longo da vida. Trata-se de uma doença relacionada ao envelhecimento, notando-se um aumento de sua incidência nas últimas décadas. “Em sua fase inicial o câncer de próstata pode ser completamente assintomático, porém quando os sintomas aparecem estão relacionados às alterações urinárias, como jato urinário fraco, urinar de forma frequente, levantar várias vezes a noite para urinar, esforço miccional, dor ao urinar, infecções urinárias e urinar sangue”, alerta.
​O urologista recomenda que quem tem histórico familiar de câncer de próstata deve ser avaliado uma vez ao ano com toque retal e PSA a partir dos 45 anos. Os homens sem relato de câncer de próstata na família podem começar as suas consultas a partir dos 50 anos. “​Em caso de alteração no toque retal ou no PSA os pacientes são encaminhados para avaliação complementar com biópsia prostática e, só assim, o diagnóstico definitivo de câncer poderá ser feito. ​O câncer de próstata quando descoberto em sua fase inicial tem alta possibilidade de cura podendo chegar ao patamar de mais de 90% de sucesso com o tratamento. Quando a doença é diagnosticada em fase tardia, porém, o tratamento visa à melhora dos sintomas sem oferecer possibilidade de cura completa”, diz.
​O tratamento tem se modernizado com o avanço de novas técnicas cirúrgicas minimamente invasivas como a cirurgia robótica e a laparoscopia que têm alto índice de cura e menos complicações. “A cirurgia convencional ainda é realizada em centros com menores recursos também com bons resultados no controle do câncer. Outras alternativas ao tratamento são a radioterapia e hormonioterapia. Devemos estimular os homens a consultas periódicas ao urologista e realização de exames complementares para que, se diagnosticado o câncer de próstata, possamos oferecer tratamento e a recuperação dos pacientes”, finaliza.
Unimed Araxá
A Unimed Araxá atua na região há 32 anos. Tem atualmente 200 médicos cooperados das mais diversas especialidades, com aproximadamente 25 mil clientes, 650 empresas contratantes nas cidades de Araxá, Ibiá, Campos Altos, Perdizes, Pedrinópolis, Tapira e Pratinha, além de atender cerca de 15 mil beneficiários de intercâmbio.
Desde 2017 a Unimed Araxá tem seu hospital próprio, que conta com o que há de mais moderno e eficiente na área e que também integra um Centro de Diagnóstico por Imagens e um moderno laboratório de análises clínicas. Mais recentemente inaugurou sua Clínica Multidisciplinar que tem atendimento exclusivo de profissionais como psicólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos. Junto ao prédio central, oferece ainda equipe integrada e programas de saúde voltados à melhoria de qualidade de vida, promoção da saúde e prevenção de doenças no Espaço Viver Bem.
A rede credenciada de serviços é composta ainda por seis hospitais, 15 laboratórios, 33 clínicas, além de aproximadamente 300 colaboradores de forma direta.

 

 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *