Logo Jornal Interação

Estão abertas as inscrições para a capacitação gratuita e on-line sobre agricultura regenerativa para cafeicultura. O curso é destinado a produtores rurais e profissionais de assistência técnica da rede pública e privada de todo o estado. A iniciativa faz parte do Programa LabAgroMinas iniciado em 2022 por meio de parceria entre o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Cerrados e objetiva fomentar a agricultura regenerativa e descarbonizante no estado e contribuir para competitividade do agronegócio mineiro. As inscrições podem ser realizadas neste link até 16/9. A capacitação inicia em 17/9, no formato de Ensino à Distância (EAD), e se encerra em novembro, com a entrega de certificado. Ao todo, serão sete módulos, com duração total de 40 horas, que incluem aulas sobre bioinsumos, manejo biológico para controle de pragas e doenças, uso de remineralizadores do solo, entre outros temas. A programação prevê, ainda, dias de campo que serão ministrados em três regiões diferentes de Minas Gerais.
Complementarmente ao curso, serão selecionados projetos de transição da cafeicultura tradicional para a regenerativa para que recebam mentoria de especialistas no tema.
As aulas serão conduzidas por pesquisadores da Embrapa, do Grupo Associado de Agricultura Sustentável (Gaas), da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), e por consultores com experiência reconhecida no tema. Além de ofertar a capacitação, o BDMG disponibiliza crédito com custos atrativos para incentivar a agricultura regenerativa. As linhas de crédito para financiar a estruturação da fertilidade do solo e a implantação de biofábricas, sistemas biodigestores e sistemas de compostagem já estão disponíveis via cooperativas de crédito parceiras dos sistemas Sicoob e Cresol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *