Logo Jornal Interação

O ENU é um tradicional encontro de ultraleves, pilotos e proprietários que ocorre todos os anos. A primeira edição ocorreu em Porto Seguro, na Bahia, em 2001. O evento atrai pilotos de todo o Brasil, que voam até o local do evento e participam de uma série de atividades. Este ano mais de 80 aeronaves de pequeno porte participam da edição 2024 do Encontro Nacional de Aviação Leve, que acontece em Araxá e vai até o próximo domingo, dia 28 de julho, tendo como palco das aeronaves, o Aeroporto Municipal Romeu Zema.  O evento  é promovido pela ABUL – Associação Brasileira de Pilotos de Aeronaves Leves.

A reportagem do Jornal Interação conversou com o Conselheiro da ABUL, o médico araxaense Avenor Montandon, que é um dos representantes da Associação em Araxá e está diretamente ligado à organização do evento nacional. Piloto experiente e um amante da aviação, Dr. Avenor participa ativamente  da ABUL, a mais de 30 anoas.

Segundo, “ este é um evento renomado  e nós de Araxá devemos nos sentir honrados em sediar um encontro deste tamanho.  Araxá concorreu para sediar o encontro com as cidades de São Lourenço,  Brasília, Paranaguá, Lins, Paranavaí e Franca”.

Ele ainda disse que, “ esse  Encontro Nacional de Ultraleves é um evento que reúne pilotos, entusiastas e fabricantes de aeronaves ultraleves de todo o país. O objetivo do encontro é promover a troca de conhecimentos, a interação entre os participantes e o estímulo à prtica da aviação esportiva. Durante o evento, serão realizadas diversas atividades, como exposições de aeronaves, voos de demonstração, palestras e workshops. Os participantes terão a oportunidade de conhecer de perto as últimas novidades do mercado de ultraleves e aprender com profissionais renomados da área”.

O médico fez questão de afirmar que, “ teremos por volta de 80 aviões aqui neste encontro. São pilotos de várias regiões do Brasil. Um evento que também busca a confraternização e a troca de experiências.  E é aberto ao público. Só que com respeitos as normas, com  organização e seguindo as  regras de segurança”.

Finalizando, Dr. Avenor revelou que, “ certamente teremos uns três  aviões da segunda guerra mundial aqui no evento. São aviões das décadas de 30 e 40. E para a alegria da população local, teremos duas atividades que poderão ser acompanhadas pelas pessoas. A primeira atração será uma revoada dos aviões de Araxá até a cidade de Nova Ponte, na sexta feira, na hora do almoço. E a segunda atividade será uma apresentação acrobática de aviões de uma equipe de Belo Horizonte especializada em acrobacias do gênero, da esquadrilha da fumaça, no sábado as 14 horas no Aeroporto Romeu Zema  .”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *