Logo Jornal Interação

Novas gerações em busca do conhecimento! No final da semana passada, um grupo de alunos da Escola Oratório Nossa Senhora Auxiliadora de Araxá, visitaram o espaço cultural do Memorial da Escrita e Imprensa Maurício Rosa de Araxá.

A visita coordenada pela professora Maria Angélica e com apoio da jornalista Alzira Silva, faz parte de um projeto desenvolvido pela escola. Segundo a professora de português Maria Angélica,” tudo começou com um projeto quer nós estamos desenvolvendo no Oratório sobre o meio ambiente e daí nós conhecemos uma empresa que é parceira do projeto e sobre o mundo do jornalismo  no meio ambiente e porque não conhecer também um pouco do jornalismo e do jornal impresso, tão fundamental para divulgação e promoção de assuntos relevantes como o  meio ambiente”.

A professora também disse que, “ essa visita ao Memorial Maurício Rosa é de grande importância para nós, pois aqui, os nossos alunos poderão conhecer um pouco da  evolução da imprensa e da escrita. E com essa oportunidade de nós conhecermos o Memorial, os nossos alunos ficaram muito entusiasmados com cada máquina antiga que fez parte do processo da evolução da impressão tipográfica ao longo dos anos”.

O passeio fascinante ao Museu Maurício Rosa durou cerca de duas horas. A turma de 15 estudantes, muito curiosa, pode assistir a vídeos explicativos sobre cada fase da tipografia, também viram de perto as máquinas trabalhando e conferiram os panfletos, jornais, livros e revistas antigos, todos do início do século, destacando as notícias e acontecimentos de Araxá do passado.

Com atenção os alunos ouviram dos monitores informações importantes sobre cada máquina, ferramenta e utensílios de época que fazem parte do acervo do Memorial Maurício Rosa.

Em tempos de internet, celulares e ferramentais digitais, os estudantes fizeram questão de registrar tudo em fotos e também opinaram sobre o que aprenderam na visita ao Memorial Maurício Rosa.

Ana Beatriz de 10 anos, disse que, “ eu achei tudo muito interessante, diferente e o que mais eu gostei foi daquela máquina grande de impressão que fica na entrada ( Linotipe). Era muito difícil escreve e fazer livros e jornais no passado, porque hoje em dia a gente tem tudo na mão né”.

Para o estudante Vitor Hugo de 10 anos, “ eu achei o Museu muito interessante. Eu não sabia que antigamente era assim que se fazia a escrita. O que mais me chamou aa atenção foram aquelas letras miúdas ( tipos), que eram usadas para fazer jornais, livros… muito interessante mesmo”.

Luiz Felipe de 11 anos contou que, “ eu achei muito legal a máquina que imprimi as páginas, ela é grande mas dá conta de fazer o trabalho direitinho. Por ela ser bastante antiga ela ainda consegue imprimir com muita rapidez. Eu também ficou curioso sobre aquelas letrinhas (tipos) e como era difícil no passado escreve um jornal, pegando letra por letra”.

O aluno Bruno Melo de 11 anos afirmou que, “ nossa! Eu não sabia que era tão difícil escrever jornais, revista e livros antigamente. Com essas letrinhas ( tipos) era muito difícil escrever qualquer coisa. Eu gostei muito do Memorial. E aprendi bastante com essa historia que conheci aqui hoje”.

Para a jornalista Alzira Silva, que dá suporte ao projeto desenvolvido pelos alunos da Escola Oratório Nossa Auxiliadora de Araxá, “ foi uma visita muito bacana. Os alunos saíram do Memorial Maurício Rosa encantados e surpresos com o acervo e essa história maravilhosa que aqui é ofertada para os visitantes e a comunidade. Com certeza, esse será um momento que vai ser lembrado para sempre para os meninos”.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *