Logo Jornal Interação

Pelo 8º ano consecutivo, realizou-se a Mostra de Danças da Corte, um projeto de extrema importância que é realizado pelos alunos da Escola Estadual Vasco Santos.  A 1ª Mostra de Danças Regionais Brasileiras também foi apresentada.  

A Escola Estadual Vasco Santos proporcionou aos alunos vivenciar uma aula de História com belíssimas apresentações culturais, cheias de requinte e suntuosidade,  representando a Corte Portuguesa.  A 8ª Mostra de Danças da Corte aconteceu no Centro Cultural do SESC, na última terça-feira, 13, caracterizada pela pompa dos saraus da corte portuguesa. O salão foi todo decorado com lírios e flores do campo, com candelabros e castiçais que reportavam a época, e os alunos devidamente vestidos para o baile. As donzelas, sorridentes,  com lindos vestidos, cabelos cacheados, os cavalheiros,  sérios, engravatados e muito elegantes abrilhantaram a festa.  

Pais, convidados e familiares aplaudiam entusiasmados pelas maravilhosas apresentações: valsa, minueto, baile de máscaras e dança das taças. Para a diretora da escola, Maria Cristina de Oliveira Barreto, este projeto consegue, além de transmitir conhecimento, trazer a alegria e o prazer de aprender na prática aliada com a teoria. “Descobrir talentos é outro ponto forte do projeto, pois os alunos demonstram suas habilidades ao construir a própria máscara para o baile, opinam  na criação dos passos das danças, na organização do salão, enfim participam de todos os momentos”, colocou.

O coreógrafo Gildo Alves, parceiro da escola desde a primeira mostra, cuida dos mínimos detalhes para que tudo seja o mais fidedigno possível à corte portuguesa.

A professora Márcia Resende, idealizadora e coordenadora do projeto, não para de criar e ampliar a Dança da Corte. A cada ano idealiza novas apresentações que garantem o sucesso cada vez maior. Para ela, o projeto deve abranger até os 6os anos no próximo ano.  “Na escola, todos se empenham para que tudo saia a contento: professores, secretários, ajudantes de serviços gerais, especialistas e vice-diretoras dividem as funções, desde a montagem de murais, à limpeza do salão, à preparação do lanche, à decoração, filmagem, fotografias enfim, tudo para a realização da mostra. Isso envolve toda a comunidade escolar”, comentou.

1ª Mostra de Danças Regionais Brasileiras

No mesmo dia do tradicional projeto denominado “Dança da Corte”, os alunos da Escola Vasco Santos apresentaram a primeira edição da  Mostra de Danças Regionais Brasileiras. O objetivo da apresentação foi alcançado, que era mostrar, por meio da dança, um Brasil rico, independente e com identidade.  

Alunos dos 7os anos da professora de Geografia Valéria Floriano dos Reis representaram três regiões: Sul, Nordeste e Sudeste. O Fandango, o Frevo e o Samba com a música Aquarela do Brasil foram apresentados. Todos de ritmo forte alegraram o salão e contagiaram o público presente. Trajes típicos, ginga e muito molejo deram um encantamento ao evento. A coreografia também foi de Gildo Alves, que presenteou alunos, familiares e convidados com a riqueza dos passes. Para o próximo ano, todas as regiões serão apresentadas, garante a professora Valéria.

A diretora Maria Cristina afirmou que consegue realizar esse evento graças ao apoio de toda a equipe da escola  e pelas parcerias: SESC, Floricultura Araxá, Casa do Pequeno Jardineiro, Casarão Floricultura e  Terra Viva, que colaboram doando flores, emprestando objetos que reportam a época e dão sofisticação ao local,  e com o apoio dos pais, que não medem esforços para que seus filhos  participem e estejam a caráter.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *