Alckmin critica Selic contra alta de alimentos: “Aumentar juros não vai fazer chover”

Vice-presidente também afirmou que país irá buscar boas relações comerciais tanto com China quanto com os EUA, mas lamentou as tarifas de Trump The post Alckmin critica Selic contra alta de alimentos: “Aumentar juros não vai fazer chover” appeared first on InfoMoney.

Mar 24, 2025 - 12:00
 0
Alckmin critica Selic contra alta de alimentos: “Aumentar juros não vai fazer chover”

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, criticou nesta segunda-feira (24) a política monetária contracionista, de alta de juros, para combater a inflação de alimentos que assola o País nos últimos meses. Segundo ele, uma medida “inteligente” é a adotada nos Estados Unidos, onde o preço dos alimentos fica de fora do índice de inflação

“Alimentos estão relacionados muito ao clima. Se eu tenho uma alteração climática muito grande, não adianta eu aumentar o juros que não vai fazer chover”, afirmou Alckmin no evento Rumos 2025, realizado pelo jornal Valor Econômico.

“Eu só estaria prejudicando a economia e no Brasil pior ainda”, continuou o vice-presidente. “A cada 1% da taxa Selic, o impacto é de R$ 48 bilhões no pagamento da dívida pública”.

Alckmin também citou a energia, que, na sua opinião, também poderia ficar de fora da composição do IPCA. “Acho que é uma medida inteligente, acho que a gente deveria aumentar os juros naquilo que poderia ter mais efetividade na redução da inflação”, falou.

O imposto de importação zerado para carne, açúcar, óleo, sardinha e outros alimentos são “um conjunto de medidas transitórias que devem ajudar neste momento”, disse o vice-presidente. “Mas a tendência deve ser de queda dos alimentos, o que deverá ajudar a reduzir a inflação”.

Como medidas transitórias, Alckmin também citou o fortalecimento da Conab, para evitar grandes oscilações, que poderá usar seus estoques para controlar a quantidade de alimentos em circulação. Também mencionou o sistema de controle sanitário brasileiro, o Sisbe. “Hoje em dia, tem produtos que podem ser vendidos em uma cidade e não na outra. Se ampliarmos o Sisbe, [haverá] mais competitividade.

China e tarifas dos EUA

Sobre uma proximidade com a China pós tarifas dos EUA, Alckmin afirmou que a China já é o maior parceiro comercial do Brasil hoje, e que o país irá “aproveitar todas as oportunidades com a China e com os EUA”.

No entanto, não deixou de criticar a postura protecionista de Donald Trump. “Lamentamos a atitude americana, nossa disposição é de defender o multilateralismo”, falou. “Nós temos superávit na balança comercial com os EUA, então o Brasil não é problema para os EUA”.

The post Alckmin critica Selic contra alta de alimentos: “Aumentar juros não vai fazer chover” appeared first on InfoMoney.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

Redação - JI Redação do Jornal Interação da Cidade de Araxá - Minas Gerais.