Logo Jornal Interação

CAROLINA ROBERTO DA COSTA BORGES DE PAULA

PROFESSORA E EGRESSA DO UNIARAXÁ

Carolina é filha deMaria Auxiliadora da Costa Borges e Jairo Roberto. Traz em seu jeito meigo de ser, a beleza da mulher araxaense com doses generosas de encanto e inteligência.É casada com Márcio Antônio de Paula Duarte Júnior e têm uma filha linda – Ester Borges de Paula.

Tivemos a grata alegria de rever Carolina no UNIARAXÁ e imediatamente nos veio à mente o tempo em que convivemos no Colégio São Domingos. Ela como aluna querida e inesquecível e eu como professora que fica com o coração em festa em cada reencontro com os alunos que trazemos sempre na lembrança.

 FORMAÇÃO ACADÊMICA

Profa. Carolina éenfermeira e egressa do UNIARAXÁ, é especialista em Unidade de Terapia Intensiva e Mestranda em Promoção de Saúde, pela UNIFRAN.

Serenidade e elegância fazem parte do perfil de quem esbanja simpatia conquistando não só seus alunos, mas também a todosque com ela convive.

 CATEGORIAS EM ENFERMAGEM
         A categoria de saúde em enfermagem é dividida em três: enfermeiro, técnico, auxiliar. Os cursos inseridos no mercado sem título de graduação são técnicos e auxiliar em enfermagem. A diferença entre o técnico e o auxiliar é na execução de procedimentos de saúde e no tempo de duração do curso. Normalmente um curso técnico tem duração de 18 meses e auxiliar duração mínima de 12 meses, podendo chegar a 15 meses.

 Importância da graduação
A graduação é importante porque aprofunda o conhecimento técnico. Enquanto no auxiliar e no técnico de enfermagem você tem a ação de procedimentos normalmente de baixa e média complexidade, para o enfermeiro, o profissional graduado, as funções são de alta complexidade. E tem envolvimentostécnico-administrativos que os outros níveis não têm.

Dicas para quem está iniciando
É uma profissão que requer muita dedicação, responsabilidade e muita ética. Os enfermeiros lidam com vida. Então, de fato, a premissa tem de ser: será que eu serei um bom enfermeiro? Será que eu capaz? Será que eu vou, de fato, gostar da minha profissão?

Trabalho em equipe
Hoje a relação do enfermeiro, do técnico e do auxiliar não é somente com o médico. Ele trabalha com fisioterapeuta, com terapeuta ocupacional, com nutricionista. Então realmente ele tem de saber melhorar o seu relacionamento interpessoal. Ele vai trabalhar com vários profissionais diferentes, todos com um único objetivo: a melhor assistência e a melhor qualidade a esse cliente, que era chamado de paciente
.

ATUAÇÃO

Atuou como enfermeira assistencial na Prefeitura Municipal de Araxá e há dois anos como docente no UNIARAXÁ. É professora responsável pelas disciplinas no curso de enfermagem: Assistência Médico Cirúrgica I, Urgências e Emergências e Cuidados Intensivos, além de supervisionar estágios curriculares.

 SER PROFESSORA

“Para mim, primeiramente, ser enfermeira é um grande orgulho e é com prazer e dedicação que exerço minha profissão.Ser enfermeira e professora implica duas grandes responsabilidades: cuidar e ensinar. É com essa mesma dedicação, esforço e esmero que procuro conduzir minha atuação como docente, tendo como objetivo diário o aperfeiçoamento e qualificação dos meus alunos. A alegria e realização pessoal ao formarmos cidadãos e não somente profissionais competentes me motivam e impulsionam diariamente a estar na posição de construtores do saber”.

UNIARAXÁ

“É com orgulho e satisfação imensa que sou professora no UNIARAXÁ, instituição na qual me formei que me deu as bases fundamentais para o exercício da minha profissão e contribuiu sobremaneira, para meu crescimento pessoal e intelectual. É uma alegria muito grande ser professor, ser UNIARAXÁ.”

 NOTA DA ARTICULISTA:Assim como está acontecendo com todos os profissionais de saúde, com o aumento da expectativa de vida e o crescimento da classe média (que busca uma qualidade de vida melhor) estão surgindo cada vez mais clínicas e hospitais (principalmente particulares) o que tem aumentado bastante a procura por enfermeiros.

Hoje em dia pode-se dizer que faltam enfermeiros especializados, grande parte das funções sendo realizadas por técnicos que não tem a mesma formação de um enfermeiro graduado.

As áreas de enfermagem geriátrica e atendimento domiciliar de pacientes (em especial idosos também) também está abrindo muitas vagas para quem quer seguir esta carreira.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *