Logo Jornal Interação

Projeto quer beneficiar alunos oriundos de famílias carentes que não têm possibilidade de ingressar no ensino superior.

O Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá) e Rotary Club Araxá estão engajados em um projeto de inclusão social que contempla alunos de famílias carentes que não têm possibilidade de ingressar no ensino superior. O reitor do Uniaraxá, Válter Gomes, apresentou o projeto a parceiros e ao governador do distrito 4770, do Rotary Internacional [que abrange Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro, metade sul de Goiás a partir da Avenida Anhanguera em Goiânia, GO, e sudeste de Mato Grosso], José Carlos Lau, em reunião realizada nesta quarta-feira, 21, na sede da instituição educacional de ensino.

O projeto-piloto do Uniaraxá se iniciou com a Escola Estadual Rotary, e as bolsas variam de 50% a 80%. O Uniaraxá ainda concede descontos de 10%, uma empresa parceira do aluno entra com 25% a 55%, e o estudante custeia um mínimo de 20%. A ideia da realização do projeto surgiu em uma conversa informal do rotariano Mário Marques com o reitor Válter Gomes no fim do ano passado.

Uniaraxá e Rotary já firmaram convênio no último dia 8 de maio. “Eu expliquei para ele todos os projetos de bolsas de alunos carentes, financiamento estudantil, entre outras. Mas, na verdade, não era isso. A gente queria algo mais. A partir daí, surgiu a ideia de associar o trabalho voluntário que o Rotary faz para que ele vá à empresa e consiga o patrocínio”, contou Válter.

Ele informou que duas alunas, Tamíres Neiva Soares e Taís Rosa de Castro, da Escola Rotary já foram contempladas com o projeto. “Nós tivemos uma seleção indicada pela diretoria da Escola Rotary, que começou com nove indicados. Desse grupo, duas meninas foram contempladas. Elas passaram no vestibular, e uma está matriculada, e, a partir do dia 4 de fevereiro, já estarão aqui estudando conosco”, disse.

De acordo com o reitor, o projeto requer que o aluno seja oriundo de família carente e que comprove essa condição. “A escola indicou essas meninas dizendo que eram excelentes alunas, dedicadas, com frequência, necessitadas e, por meio de todo o processo de seleção, entrevistas, visitas, verificações in loco e análise de documentos, constatou-se realmente que eram pessoas carentes, de famílias que fazem parte, inclusive do Bolsa Família. Está atendendo o nosso perfil: pessoa com carência comprovada, com dedicação, que tem bom aproveitamento na escola e interessada em fazer um ensino superior”.

O projeto de inclusão social que ainda não tem nome definido deseja expandir para outros clubes rotarianos, cidades vizinhas e escolas de Araxá. “O objetivo desse projeto é trazer aquele aluno carente, que não tem condições de utilizar dos meios de FIES e de outros financiamentos, e a gente vai proporcionar a essas pessoas poder frequentar uma faculdade, se formar, melhorar o meio de vida da sua casa no seu ambiente e assim consecutivamente a gente vai ‘crescendo’ esse País”, comentou o rotariano Mário Marques, que já foi presidente do Rotary.

Para o governador do Distrito 4770 [do qual Araxá faz parte], José Carlos Lau, Araxá mostra que tem capacidade de trabalhar e desenvolver grandes projetos. “O principal desse projeto é que ele busca uma integração entre o Rotary e a universidade, o Uniaraxá, como um grande parceiro, e a oportunidade de empresas de estarem contribuindo, porque muitas delas têm uma necessidade social de trabalhar no rumo desse projeto apresentado juntando a educação e o social”, comentou.

A próxima etapa do projeto consiste em oferecer um jantar para mais de cem empresários para conhecerem os benefícios dessa iniciativa. Mais informações podem ser obtidas nos contatos (34) 3201-3000, do Rotary e (34) 3669-2000, do Uniaraxá.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *