Logo Jornal Interação

Mais de mil empresários de 240 cidades de todas as regiões do Estado marcaram presenças no evento organizado pela Federaminas com o apoio da Acia.

O 15º Congresso das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais foi realizado com grande sucesso no Tauá Grande Hotel, em Araxá de 8 a 10 de novembro. O evento promovido pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais (Federaminas), com o apoio da ACIA, contou com a participação de mais de mil empresários de 240 cidades de todas as regiões do Estado.

 O Congresso da Federaminas teve início na última quinta-feira, 8, com três importantes eventos simultâneos. O 2º Encontro do PACE (Postos Avançados de Conciliação Extraprocessual) teve a presença do coordenador Nacional da CBMAE, Valério Figueiredo, e do presidente da Federaminas, Wander Silva. Os presidentes das Associações Comerciais e Empresariais do interior assinaram o protocolo de intenção de abertura do Pace, que serão encaminhados ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

 O Encontro do Projeto Empreender também foi muito interessante. O palestrante Clóvis Console apresentou as linhas gerais do Projeto Empreender. Em seguida, foi a vez de o palestrante Leni Pavan esclarecer aos participantes os projetos em desenvolvimento, mostrando os resultados positivos.

 O Encontro da Boa Vista Serviços tratou sobre o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). A reunião teve como foco os esclarecimentos sobre novas parcerias, produtos e serviços disponíveis aos associados, demonstrando as vantagens da migração para o SCPC.

 A palestra “A Semente da Vitória”, com o professor Nuno Cobra, aconteceu após os encontros iniciais. Ele palestrou para todos os congressistas e orientou que o ideal é alimentar-se entre 7h e 19h. Segundo Nuno Cobra, nestes horários, o corpo responde melhor aos estímulos. O palestrante falou sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida e apresentou como exemplos os famosos que já treinou, como o piloto Ayrton Senna.

 A abertura oficial do 15º Congresso das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais aconteceu em solenidade especial no Tauá Grande Hotel de Araxá. Lideranças empresariais e políticas prestigiaram o evento. A mesa diretora foi composta pela presença do presidente da Acia, Marcio Farid, pelo presidente da Federaminas, Wander Silva, pelo prefeito de Araxá, Jeová Moreira da Costa, pelo presidente da ACMinas, Roberto Fagundes, pela presidente da Câmara Estadual da Mulher Empreendedora, Marinêz Gotelip, e pelo vice-presidente da Federaminas, Emilio Parolini.

 Uma programação também bastante selecionada foi desenvolvida na sexta-feira, 9, no Congresso da Federaminas. As atividades recomeçaram com as boas-vindas do presidente da Acia, Marcio Farid, que agradeceu a presença dos congressistas e falou da honra de recepcionar o evento pela segunda vez consecutiva. Pela manhã, aconteceu o 2º Encontro Mineiro da Mulher Empreendedora, comandado pela presidente da Câmara Estadual da Mulher, Marinez Gotelip, e pela presidente da Câmara da Mulher da ACIA, Valéria Santos Sena. Durante o encontro, houve a assinatura do Convênio entre a Câmara Estadual da Mulher Empreendedora e as Caminhantes da Estrada Real.

 Na sequência, os convidados participaram de uma reflexão com o fundador da Casa do Caminho, Tadeu Silva, que realizou primeiramente uma oração com as mulheres, agradecendo a Deus pela oportunidade. O palestrante falou sobre o tema do evento, ou seja, sustentabilidade e como devemos nos tornar seres humanos mais sustentáveis. Um bate papo entre as mulheres da Câmara da Mulher Empreendedora, a escritora Danuza Leão e a jornalista araxaense Leila Ferreira deu prosseguimento às atividades da manhã. Foram discutidos diversos assuntos como etiqueta corporativa, os dramas da vida moderna e a solidão.

 O 15º Congresso das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais ainda teve mais duas grandes palestras. A primeira, na tarde de sexta-feira, 8, com o ex-governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, que foi relator da Lei Rouanet de incentivo à cultura e abordou o tema “O atual cenário econômico brasileiro e seus desafios”. Ele apresentou o cenário e as perspectivas da economia hoje no mundo e contextualizou a situação com o Brasil. A outra, aconteceu logo em seguida, com o professor Carlos Wizard, que falou sobre o tema: “Desperte o milionário que há em você”. O empresário encerrou o dia explicando, em sete passos, o caminho para se tornar um milionário. Segundo Wizard, o sucesso acontece quando a preparação encontra uma oportunidade, que sempre vem disfarçada com o nome de trabalho.

 Mérito Empresarial

 O Mérito Empresarial homenageou mais de cem empresários de todas as regiões de Minas Gerais, na última sexta-feira, 9, com a presença de mais de mil convidados. A Associação Comercial e Industrial de Araxá – ACIA indicou como Empresário do Ano o comerciante José Leopoldo Jorge Akel, que representou todos os empreendedores araxaenses. Ele recebeu o diploma e a medalha do presidente da Federaminas, Wander Luis Silva e do deputado federal Zé Silva. Entre os homenageados, a CBMM recebeu o prêmio Destaque de Honra – Empresa Privada, representada por seu diretor Administrativo-Financeiro, Antônio Gilberto de Castro.

 O Empresário do Ano em Araxá é comerciante há mais de 45 anos comandando as Casas São Jorge, uma das mais tradicionais lojas da cidade. Hoje com 75 anos, José Akel é presença emblemática e atuante no dia a dia da empresa e trabalha diariamente na loja, situada na esquina das ruas Olegário Maciel e Mariano de Ávila. “Foi uma bondade do pessoal do Farid para mim. Tem algumas atitudes que naturalmente é preciso tomar para não ficar atrás da concorrência, por exemplo, é a diversidade de produtos que vendemos aqui nas Casas São Jorge. Quando o cliente entra aqui com um espírito tranquilo, sabendo que vai comprar produtos de qualidade”, destacou José Akel.

 O presidente da ACIA, Marcio Farid, afirmou que foi uma homenagem muito justa e que premiou um importante comerciante de Araxá que representou muito bem toda a classe. “A indicação do nome do sr. José Akel foi recebida com muita alegria por todos os diretores da Associação Comercial e Industrial de Araxá. A solenidade de premiação do Mérito Empresarial 2012 foi muito bonita e repleta de emoção”, colocou.

 Todos os empresários homenageados no Mérito Empresarial 2012 foram indicados pelas Associações Comerciais e Industriais de suas respectivas cidades. Foram premiados também como Destaques de Honra o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro, com destaque para Administração Pública, o deputado Federal José Silva Soares, com a homenagem Ação Associativista, o deputado estadual Bosco, com destaque de Ação Legislativa, Luiz Carlos Motta, presidente do jornal Diário do Comércio, de Belo Horizonte, que completou 80 anos, além da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), empresa que presta relevantes serviços para a sociedade e para o desenvolvimento de Araxá e região.

 Festival de Cultura da Fundação ACIA leva milhares de pessoas ao Barreiro

 O Festival de Cultura & Arte promovido pela Fundação Cultural ACIA atraiu cerca de 3.000 pessoas, que prestigiaram o evento na Tenda Cultural montada na parte externa do Grande Hotel do Barreiro. A programação de shows musicais, humorístico e de dança aconteceu paralelamente ao 15º Congresso das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais realizado pela Federaminas, com o apoio da ACIA.

 A grande atração do Festival de Cultura & Arte foi o show com a banda 14 Bis, que contou com a presença de mais de 2.000 espectadores na noite do último sábado, 10. A banda que é referência em termos de Música Popular Brasileira relembrou grandes sucessos da década de 80 e emocionou o público que vibrava a cada canção. Antes da banda 14 Bis, apresentaram-se os músicos Adriano Rivas e Rafael Borsatto, com o Sarau de Violão e Flauta, o Araxá Bêjazz Street Band e também o grupo Flauteando, formado por flautas, violão e percussão.

 O festival teve sua abertura na última quinta-feira, 8, quando os humoristas Nilton Pinto e Tom Carvalho fizeram a festa de quase mil pessoas que se divertiram muito e riram bastante com as piadas contadas pela dupla goiana. Com apresentações em programas de TV como Fantástico, Domingão do Faustão, Escolinha do Gugu e Ratinho, os humoristas Nilton Pinto e Tom Carvalho encantaram o público interpretando dois caipiras que arrancaram muitas gargalhadas do público formado por araxaenses e turistas. Também na quinta-feira se apresentaram, na Tenda Cultural, o Araxá Bêjazz Street Band, Sarau com Harpa e os bailarinos do Grupo de Dança CDK.

 A noite chuvosa da sexta-feira, 9, prejudicou a presença do público no Festival de Cultura & Arte, mas ainda assim a Tenda Cultural foi movimentada. Inicialmente aconteceu a apresentação do espetáculo de arte milenar japonesa Tambores Taiko Araxá e depois foi a vez do show com o grupo Bossa Violada. O encerramento do festival aconteceu no domingo, 11, com a presença, pela manhã, na Tenda Cultural do Araxá Bêjazz, do Tambores Taiko Araxá, do Grupo de Dança CDK e da Orquestra de Violeiros de Araxá.

 O Festival de Cultura & Arte foi promovido pela Fundação Cultural ACIA, com acesso livre e gratuito em todos os espetáculos. O evento patrocinado pela CBMM por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do governo federal, teve o objetivo de integrar a comunidade araxaense aos empresários que participaram do Congresso da Federaminas no Tauá Grande Hotel.

 O presidente da Federaminas, Wander Silva agradeceu a cidade de Araxá pelo acolhimento do congresso e pela hospitalidade aos congressistas. “Agradecemos mais uma vez a ACIA e todo o povo de Araxá que, por sua peculiaridade de saber receber bem os visitantes, faz com que aumente cada vez mais a vontade de continuar fazendo o congresso aqui. O Grande Hotel do Barreiro é, sem dúvida, um dos mais belos do Brasil e oferece uma excelente estrutura para a realização do nosso congresso. O balanço dos trabalhos é extremamente positivo e saímos felizes de Araxá”, finalizou. 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *