Logo Jornal Interação

1º Festival Literário de Araxá – Fliaraxá – traz grandes escritores ao município e homenageia 80 anos de Ziraldo de ontem, 8, até sábado, 10, na FCCB.

Ontem, 8, teve início a primeira edição do Festival Literário – Fliaraxá – com as presenças de grandes escritores que contribuem para o incentivo da leitura no Brasil. O Ministério da Cultura, o Circuito CBMM de Cultura e o Sempre um Papo apresentam mais essa grande novidade com nomes de peso da cultura nacional até sábado, 10, na Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB). Abertura ocorreu na quinta-feira, 8, a partir das 14h com o Coral Madrigal Sol de Araxá.

 A programação ainda privilegiou as presenças na Estação Literária de Paula Pimenta, escritora, que comentou sobre o tema “A importância da leitura na infância e adolescência”, às 15h30, MV Bill, músico, sob temática “Crescendo Sem Dorgas”, às 17h30, e finalizando o primeiro dia, escritores Zuenir Ventura e Fernanda Takai, falando dos benefícios da união do jornalismo, da música e da literatura em prol da sociedade, das 20h às 22h.

 Sob a curadoria de Afonso Borges, idealizador do Sempre um Papo, projeto de incentivo ao hábito da leitura criado há 26 anos, o festival estreia com debates, palestras, lançamentos, oficinas, exibições, recital, sessões de autógrafos, venda de livros, sorteios e muito mais. 

 O Fliaraxá tem uma proposta multicultural e pedagógica, tendo no incentivo e contato com o universo literário seu principal objetivo. A educação para a literatura toma forma tangível quando há oportunidades de estreitamento de laços com os livros e, principalmente, seus autores. Por isso, as metas do festival não se concentram apenas na semana em que acontece. Seu plano envolve conquistar desdobramentos, afetar a cidade de Araxá e, sobretudo, agigantar os limites de seus moradores, construindo uma ação preparatória para a segunda edição, a se realizar em 2013.

 Nesta sexta-feira, 9, o dia de atrações foi aberto a partir das 14h para a Estação Literária com Rúbia Mesquista, Zuenir Ventura, Luis Fernando Veríssimo e Milton Hatoum. Já no dia de encerramento que se dará amanhã, 10, a programação começará a partir das 10h. Às 11h30, o grande homenageado da edição Ziraldo estará aqui em Araxá com o tema “Homenagem aos 80 anos! Atrações envolvendo os escritores Léo Cunha, Fabrício Carpinejar, José Eduardo Agualusa e Vágner Fernandes estão também programadas para ocorrer neste sábado.

 Confira a programação completa para hoje, 9, e amanhã, 10:

 Sexta-feira 9/11

14h Abertura

14h30 Estação Literária, com Rúbia Mesquita – Tema: “Histórias e Músicas Para Brincar e Educar”

17h Estação Literária, com Zuenir Ventura – Tema: “1968 – O Que Fizemos de Nós / 1968 – O Ano Que Não Terminou”

20h Estação Literária, com Luis Fernando Verissimo e Milton Hatoum – Tema: “Processo de Criação Literária”

22h Encerramento

 Sábado 10/11

10h Abertura

11h30 Estação Literária, com Ziraldo – Tema: “Homenagem aos 80 anos!”

14h30 Estação Literária – Oficina de Capacitação com Léo Cunha – Tema: “Incentivo à Leitura: O Papel das Famílias e das Bibliotecas”

16h Estação Literária, com Fabrício Carpinejar – Tema: Crônica e Poesia na Literatura”

17h Leitura de Poesia, com Fabrício Carpinejar  – Recital

19h Estação Literária, com José Eduardo Agualusa e Léo Cunha – Tema: “Romance: Realidade e Ficção”

21h Encerramento com Vagner Fernandes – Tema: “Biografia na Literatura” – seguido de pocket show com intérprete de Clara Nunes

Biografia de Clara Nunes será vendida a R$5,00.

 Para a Estação Literária, retirada de senha uma hora antes de cada evento.

Todos os dias muita diversão, cultura e arte!

Estação da Criança com brincadeiras, monitores e oficinas!

 CONVIDADOS:

Ziraldo nasceu em Caratinga (MG). Em 2012, celebra seus 80 anos, recebendo homenagens pelo Brasil. É cartunistachargista, pintordramaturgocaricaturista, escritor, cronista, desenhista, humorista, colunista e jornalista. É o criador de personagens famosos, como o Menino Maluquinho, e é atualmente um dos mais conhecidos e aclamados escritores infantis do Brasil.

Fabrício Carpinejar nasceu em 1972, na cidade de Caxias do Sul (RS). É poeta, cronista, jornalista e professor. Apresenta o programa de entrevista “A Máquina”, na TV Gazeta, e atua como colunista do jornal Zero Hora e comentarista da Rádio Gaúcha e TVCOM.

Fernanda Takai faz parte da banda Pato Fu, cantando, compondo e tocando. Durante seis anos, foi colunista dos jornais Estado de Minas e Correio Braziliense, para os quais escrevia contos e crônicas. Em 2007, lançou seu primeiro livro, “Nunca Subestime uma Mulherzinha” (Panda Books).

José Eduardo Agualusa nasceu em Huambo, Angola, em 1960. Estreou na literatura em 1989, com o romance histórico A Conjura. Desde então, o principal de sua literatura tem sido a conturbada realidade de Angola e dos povos africanos, sacudidos por guerras civis e divididos entre os mitos ancestrais e os da modernidade globalizada.

Léo Cunha é escritor, tradutor, jornalista e professor universitário. Já publicou mais de 50 livros de literatura para crianças e jovens. Seus livros já receberam os principais prêmios da literatura infantil brasileira como o Jabuti, João de Barro, Nestlé e FNLIJ.

Luis Fernando Verissimo nasceu em Porto Alegre, em 1936. Consagrou-se como um dos mais importantes escritores do País, com uma obra vasta – incluindo romances, crônicas, quadrinhos, infantojuvenis, muitos adaptados para cinema, teatro e TV. Mestre da narrativa curta, assina colunas diárias na imprensa brasileira.

Milton Hatoum nasceu em Manaus, em 1952. É autor de romances, contos, crônicas, poesias, ensaios, críticas e traduções. Estudou arquitetura e ensinou literatura brasileira nas universidades do Amazonas e da Califórnia, em Berkeley. Estreou na ficção com o romance “Relato de um Certo Oriente”, em 1989, com o qual recebeu o prêmio Jabuti, assim como os seus romances seguintes: “Dois Irmãos” e “Cinzas do Norte”, sendo que este último também ganhou os prêmios Bravo!, APCA e Portugal Telecom. Ambos foram publicados nos Estados Unidos e em vários países da Europa. Site do autor: www.miltonhatoum.com.br

Paula Pimenta nasceu em Belo Horizonte (MG). Ficou conhecida do grande público em 2008, quando lançou “Fazendo meu filme 1 – A estreia de Fani”, pela editora Gutenberg. Em 2011, lançou uma nova série: “Minha vida fora de série – 1ª temporada”.

Rúbia Mesquita é educadora, comunicadora, atriz, contadora de histórias. Autora do livro infantil “1,2,3 Contos de uma Vez”, pela editora Uni Duni, durante 11 anos apresentou o Programa Infantil TVX, ao vivo, e diário,  na TV Horizonte.

Foto: Zuenir Ventura

Zuenir Ventura é escritor e jornalista, nascido em Além Paraíba (MG). Atualmente é colunista do jornal “O Globo”. Ganhou o Prêmio Jabuti, em 1989, na categoria reportagem, pelo livro “1968 – O Ano que não Terminou”. É autor de outros livros, incluindo “Crônicas de um Fim de Século”, “Cidade Partida” e “Minhas Histórias dos Outros” e “1968 – O Que Fizemos de Nós”.

MV Bill nasceu no Rio de Janeiro, é escritor, compositor, arranjador, documentarista e roteirista. Sua atuação não se limita ao setor cultural e artístico. Ele também transita pela política e pelos movimentos negro e social. Seu desempenho nesses segmentos o levou a receber o Prêmio Unesco – Categoria Juventude, o Prêmio de Direitos Humanos, concedido pelo Ministério da Justiça, o Prêmio Cidadão do Mundo, pela ONU, e o Prêmio Wladimir Herzog, do Sindicato de Jornalistas de São Paulo.

Vagner Fernandes é graduado em jornalismo e pós-graduado em jornalismo cultural. Com uma carreira que já completou mais de duas décadas, Vagner já trabalhou na Bloch Editores, O Globo, Jornal do Brasil, revista Vogue, entre outros.

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *