Logo Jornal Interação

Neste novo protocolo, os pacientes serão atendidos de acordo com a gravidade por meio de cores.

O Pronto Atendimento Municipal (PAM) de Araxá já funciona dentro de um novo conceito de operacionalização, o Protocolo de Manchester. Desde a última quarta-feira, 11, vigora a nova metodologia de trabalho realizada por meio de uma triagem para identificar a queixa inicial dos pacientes e estabelecer a prioridade clínica de cada um. Essa prioridade varia de acordo com a gravidade.

O protocolo foi implantando pela Secretaria Municipal de Saúde, de acordo com a determinação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Dentro das diretrizes do protocolo, após a triagem, os usuários recebem uma fita na cor correspondente ao seu quadro.

A cor vermelha indica caso de emergência e o atendimento é imediato. A cor laranja é usada em caso muito urgente. O amarelo indica urgência. O verde é para situações de pouca urgência. Já a cor azul é para caso sem urgência e o paciente deve ser atendido em consultório médico ambulatorial.

Para a secretária Municipal de Saúde, Patrícia Auxiliadora da Silva, o protocolo vai mudar a realidade do PAM. “É uma inovação na área de saúde. É uma ferramenta principal na operacionalização, que nos permite fazer a classificação de risco do paciente quando ele chegar. Assim, vai ser identificado rapidamente quem está em risco de morte, e estabelecida a prioridade clínica de forma objetiva e sistematizada”, explicou a secretária.

Ainda segundo a secretária, o protocolo será implantado posteriormente nas uoutras unidades de saúde e PSFs (Programa de Saúde da Família).

Por admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *