Logo Jornal Interação

O IX Fliaraxá ainda não acabou! Até 8 de dezembro o público pode conferir diversas atividades de incentivo e promoção da leitura. Além da distribuição de coleções completas dos patronos desta edição, Clarice Lispector e João Cabral de Melo Neto, tem ainda prêmio de redação, doação da exposição Retratos do Aroeira, atividades com autores locais e reprise de mesas do evento deste ano. Confira mais detalhes.

PRÊMIO DE REDAÇÃO MARIA AMÁLIA DUMONT

Como tema “As línguas portuguesas pelo mundo”, o IX Prêmio de Redação Maria Amália Dumont recebe inscrições até 27 de novembro pelo email redacao@fliaraxa.com.br. A ideia é revelar novos talentos na literatura e incentivar o hábito da leitura e escrita. Podem participar alunos de Araxá, tanto da rede pública como privada. Os candidatos devem escrever uma redação dissertativa-argumentativa entre 20 e 30 linhas obrigatoriamente. Os textos devem ser redigidos com caneta preta ou azul em folha padrão disponibilizada pelo prêmio. São três categorias com prêmio de R$ 1 mil.

 

EXPOSIÇÃO RETRATOS DO AROEIRA

O cartunista Renato Aroeira produziu, a convite de Afonso Borges, retratos de alguns escritores e escritoras que fizeram parte do Fliaraxá nos últimos nove anos. Mais de 50 personalidades foram representadas. Além de virtual, a exposição também ganhou a cidade de Araxá. A mostra ficou nos corredores e espaços comuns do Tauá Grande Hotel disposta em 32 painéis, frente e verso. No dia 30 de outubro, ficou durante todo o dia no centro de Araxá.

Agora, exposição será doada para a Biblioteca Pública Municipal, Biblioteca do UNIARAXÁ, Sesi Senai, Museu Dona Beja e para a Livraria Nobel, parceira local do evento. Então, se você passar pela cidade, aproveite e faça uma visita aos espaços para conhecer os painéis pessoalmente.

FLIARAXÁ NAS ESCOLAS

Como já é parte da tradição do Festival Literário de Araxá, alguns autores têm encontro marcado com alunos das escolas da cidade no pós-evento. Neste ano, o formato é virtual para continuar respeitando as regras de distanciamento social. Sendo assim, serão realizadas transmissões exclusivas para as escolas. Os escritores selecionados pela curadoria local e infantojuvenil são Caio Riter, Anna Claudia Reis, Penélope Martins, Alex Gomes e Fê Liz. As atividades ocorrem em 9, 10, 11, 12 e 13 de novembro respectivamente.

REPRISE

Para matar a saudade ou rever pela primeira vez as mesas do IX Fliaraxá é só acompanhar o nosso YouTubeFacebook e Instagram. Todos os dias, às 10h,  haverá exibição da programação infantojuvenil e às 19h da programação adulta. As transmissões vão até o dia 8 de dezembro.

MANIFESTO

Como resultado do encontro com participação de escritoras e escritores de diversos países Fliaraxá lançou o “Manifesto pela Sinergia das Línguas em Português”. O objetivo é criar uma integração dos autores por meio das redes sociais com a finalidade de desenvolver uma sinergia colaborativa e positiva para fazer com que, cada vez mais, a língua portuguesa e os seus atores se conheçam. Nomes importantes e falantes do português assinaram o manifesto. Clique aqui e confira na íntegra e os seus assinantes.

SOBRE O FLIARAXÁ

O Fliaraxá foi criado em 2012 pelo empreendedor cultural e diretor-presidente da Associação Cultural Sempre um Papo, Afonso Borges. As cinco primeiras edições aconteceram no pátio da Fundação Calmon Barreto e, a partir de 2017, o festival passou a ocupar o Tauá Grande Hotel de Araxá, patrimônio histórico do Estado de Minas Gerais, edificação construída em 1942. Naquela edição, nasceu também o “Fliaraxá Gastronomia”. Cerca de 140 mil pessoas passaram pelo festival. Mais de 400 autores participaram da programação.

 

Por Editor1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *